Polícia Federal de novo em Barbacena… agora apurando irregularidades em obras públicas inacabadas

Uma nova ação da Polícia Federal em Barbacena na manhã desta quinta-feira (23). O trabalho é realizado pela PF juntamente com a Controladoria Geral da União e a Receita Federal, em busca de documentos que comprovem o desvio de recursos públicos na construção de academias ao ar livre, o programa “Academia da Saúde”. Além do superfaturamento, as obras não foram concluídas. Há também denúncias na ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Barbacena e a construção de quadras poliesportivas.

A PF cumpre 30 mandados de busca e apreensão em Barbacena, Belo Horizonte, Carandaí, Nova Lima, São João Del Rei e Piedade do Rio Grande. Em Carandaí, segundo o repórter Flávio Franco, do portal Carandaí Online, foram realizadas diligências na casa de um engenheiro que trabalhou na Prefeitura de Barbacena, onde foram apreendidos documentos.

De acordo com nota oficial da Polícia Federal “a segunda fase da Operação Desvia que investiga a prática dos crimes de fraude em licitação, de corrupção e de desvio de recursos públicos federais na contratação de diversas obras públicas no município de Barbacena, durante a gestão 2013-2016”.

As ordens de busca e apreensão foram determinadas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e pela 1ª Vara Federal de São João Del Rei. Participam da operação 130 policiais federais, além de 18 auditores da Controladoria Geral da União e 14 auditores da Receita Federal.

Ainda de acordo com nota da PF, “em todos os casos em investigação, apesar de os recursos federais terem sido liberados pela União e estarem disponíveis ao município, as obras permanecem inacabadas ou abandonadas”.

SISTEMA DE ESGOTO SANITÁRIO – De acordo com convênio entre a Prefeitura de Barbacena e o Ministério das Cidades, estava prevista a ampliação do sistema de esgoto sanitário com instalação de redes coletoras e de interceptores, além de duas estações de tratamento de esgoto, no Galego e no bairro Retiro das Rosas.

ACADEMIA DA SAÚDE – O repasse de verbas partiu do Ministério da Saúde para as construções de Academias da Saúde no João Paulo II, Funcionários, Santa Efigênia, Pinheiro Grosso, Santa Luzia, Grogotó, São Francisco, Correia de Almeida, Colônia Rodrigo Silva, Nove de Março, Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio e Monte Mário. Segundo apurou a controladoria Geral da União, estas obras não foram concluídas. O contrato para a execução dessas obras foi vencido por uma empresa de Barbacena e tinha o valor de R$968.819,47.

QUADRAS ESPORTIVAS – A construção e a reforma de quadras esportivas em Barbacena também é alvo da fiscalização. As quadras das escolas municipais Monsenhor Lopes, José Felipe Sad, Osvaldo Fortini e Coronel Camilo Gomes de Araújo estão inacabadas e duas delas paralisadas há mais de um ano. As verbas vieram do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais