Take a fresh look at your lifestyle.

Picada de aranha leva homem para o hospital

0 2.940

Bombeiros de Barbacena encaminharam um homem, de 55 anos, ao hospital depois que ele foi picado por uma aranha na tarde de segunda-feira (01). A vítima estava em sua casam no bairro João Paulo II, e apresentava dormência nas pernas e vermelhidão no pé direito. 

O homem contou que estava no quintal de chinelos, organizando materiais recicláveis e sentiu uma forte ferroada nos dedos. A vítima percebeu que se tratava de uma aranha da espécie armadeira que o homem acabou matando. Além do inchaço, a vítima alegava também cefaleia e perda de noção de tempo e espaço.

Bombeiros orientam:

  • Primeiros socorros para picada de aranhas

As aranhas podem ser venenosas e representar um verdadeiro perigo para a saúde. O que se deve fazer, caso seja picado por uma aranha, consiste em:
Lavar o local da picada com água e sabão;
Elevar o membro onde está a picada, ;
Não amarrar nem apertar o local da picada;
Não sugar o veneno da picada;
Colocar compressas mornas ou um pano molhado com água quente no local da picada para aliviar a dor;
Ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado.
Se possível levar a aranha, mesmo que morta, para o hospital para ajudar os médicos a identificar melhor o tipo de aranha que fez a picada, facilitando o tratamento e acelerando o tratamento

  • Picada de aranha armadeira

Estas picadas são frequentes em todo o território brasileiro, uma vez que, é possível encontrar esta aranha por toda a América do Sul. No entanto, existe um maior número de casos durante os meses de março e abril no Sudeste do país, pois são períodos no qual a aranha armadeira está mais ativa.
A aranha armadeira, geralmente, é uma aranha grande que pode atingir até 15 cm de comprimento e seu corpo é marrom acinzentado ou amarelado. Este tipo de aranha é conhecido por adotar uma posição de defesa que consiste em se apoiar sobre os 2 últimos pares de pernas, erguendo a cabeça e as pernas da frente.

Elas também podem saltar em direção ao seu inimigo, até 40 cm de distância. Podem ser encontradas em locais escuros e úmidos como cascas de árvores, troncos caídos,bananeiras, dentro de sapatos, atrás de móveis ou cortinas, por exemplo.

  • Sintomas da picada

Surge dor intensa logo após a picada, acompanhada de marcas, inchaço e vermelhidão no local da picada. Além disso, pode acontecer aumento do batimento cardíaco, suor excessivo, vômitos, diarreia, agitação e aumento da pressão arterial.

  • Tratamento para picada de aranha armadeira

O tratamento deve ser feito no hospital com a injeção de anestésicos no local da picada para ajudar a reduzir a dor que acaba por desaparecer até 3 horas após o acidente. Somente nos casos de sintomas mais graves, como diminuição dos batimentos cardíacos ou falta de ar, é necessário fazer o tratamento com soro para o caso específico

  • O Hospital Regional em Barbacena: É a referência para os casos de urgência e emergência em casos de picadas de aranhas, escorpiões, cobras ou outros animais peçonhentos.

Com informações do Corpo de Bombeiros de Barbacena

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.