Take a fresh look at your lifestyle.

Pesquisadores do Ibope mantém trabalho em Barbacena, mas sem as medidas de segurança necessárias

0 2.968

Após concluírem a primeira etapa da pesquisa Ibobe, intitulada “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, no município os pesquisadores retornaram à Barbacena na manhã de quinta-feira (21). O trabalho é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas em 133 municípios brasileiros.
A pesquisa começou no dia 14 de maio, sem comunicação prévia com as autoridades do município. Somente no dia 15 a Diretoria de Vigilância e Ações em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), recebeu ofício da Superintendência Regional de Saúde informando sobre a pesquisa.

Em muitos municípios, como Barbacena, houve uma desconfiança por parte da população que chegou a acionar as autoridades de segurança. A Secretária, inclusive, chegou a pedir através da imprensa que a população não recebesse qualquer pessoa desconhecida em casa. Foi solicitado também aos pesquisadores a suspensão das atividades por conta do não cumprimento das exigências sanitárias.

De acordo com Marcilene Dornelas, Secretária de Saúde, amparados por documentos das instâncias superiores, os pesquisadores retornaram à Barbacena, mas sem seguir o mínimo necessário que seria o uso de máscaras e o mínimo de distanciamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.