Pesquisa realizada com indivíduos privados de liberdade trata sobre o enfrentamento do etarismo e capacitismo

Através de uma das ramificações do projeto de pesquisa fomentado pelo Edital da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), de janeiro de 2023 “O Sistema Penitenciário Brasileiro no Enquadramento Jornalístico: Um estudo de caso das publicações do Jornal Folha de São Paulo e da Revista Veja na rede social Instagram entre os  anos de 2020 a 2023 e apresenta a indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão”, a docente do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), professora doutora Marcela Fernanda da Paz de Souza, em conjunto com a graduanda em Direitos, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (PIBIC/FAPEMIG/UEMG) e discente da UEMG Frutal, Sabrina Souza Macedo, realizaram uma oficina aos indivíduos privados de liberdade (IPL) do presídio de Frutal acerca da construção de uma compreensão sobre os direitos humanos em relação ao enfrentamento ao etarismo e ao capacitismo. A ação foi teve a participação de cerca de 30 indivíduos IPL e contou com o apoio do diretor do presídio, Dr. Rodrigo Inácio de Souza. 

Após uma roda de conversa, os participantes realizaram cartazes sobre a temática. Os trabalhos foram feitos através da disponibilização de material de papelaria pela UEMG, como blocos e pastas personalizados. 

Sobre o Edital 01/2023 PIBIC/FAPEMIG/UEMG

O projeto pertence ao audiovisual, ‘Comunicação para os Direitos Humanos: práticas equitativas’, e é um dos produtos da pesquisa ‘Mídia e Sistema Penitenciário’ financiado pelo Edital 01/2023 PIBIC/FAPEMIG/UEMG. A pesquisa tem como objetivo compreender o enquadramento midiático sobre pautas relacionadas ao sistema penitenciário brasileiro. O estudo possui a proposta de retroalimentação entre ensino-pesquisa-extensão. As ações extensionistas incluem oficinas em presídios e produção audiovisual com libras e audiodescrição e comunicar fomentando os direitos humanos. 

 

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais