A aproximação do período chuvoso, comum nos meses de dezembro e janeiro, coloca as autoridades em alerta. Segundo Ricardo de Paiva Guimarães, coordenador da Defesa Civil Municipal, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realizou em um levantamento geotécnico para verificar áreas de maior risco de alagamento e deslizamento.
O foco maior está nos bairros com risco de inundação como no Santa Maria, Floresta, Pontilhão, Caiçaras, e os distritos Ponte do Cosme, Correia de Almeida, Campolide, Costas e Torres. Está sendo realizado, também, o monitoramento preventivo das áreas propícias ao deslizamento que são o Nova Suíça, Nova Cidade, João Paulo II, Nove de Março, Água Santa e Santo Antônio.
Ricardo pontuou a importância da população para a prevenção de riscos em períodos chuvosos, como não jogar lixo nas ruas e bueiros, descartar materiais em lugares devidos, limpar calhas e caixas de gordura das casas e avisar as autoridades sobre qualquer movimentação estranha (cheiro, barulho…) que possa ter relação com as chuvas.
OPERAÇÃO GUARDA-CHUVA – A Defesa Civil de Barbacena realiza, na quarta-feira (15), a terceira e última fase da Operação Guarda-chuva que teve início em outubro. Nesta fase as ações vão focar os bairros Nova Cidade e Nova Suíça.
A Operação Guarda-Chuva contou com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Guarda Civil Municipal. Em caso de probabilidade de risco, a população deve entrar em contato com o órgão através dos telefones: 199 ou (32)3693-8501 (WhatsApp).
Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: