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Pensamentos positivos são fundamentais para sua saúde mental

Por Adamir Assis – Psicólogo

Estamos vivenciando um período de grande incerteza! Não sabemos ainda ao certo quanto tempo irá durar, quantas pessoas serão atingidas e em que rapidez chegará a cura. Diante deste cenário, onde as pessoas têm a sua liberdade de ir e vir cerceada, onde paira uma ameaça sobre a saúde de todos, alguns efeitos observáveis são o aumento do stress, do medo, da ansiedade, da solidão, angústia, sentimentos depressivos, dentre outros aspectos.

O ser humano de forma geral tenta ter o “controle” sobre a sua vida e sobre as situações que vivencia. Há uma tendência de determinarmos onde vamos, com quem vamos, em que trabalhamos, com quem convivemos. O tempo todo fazemos escolhas, conscientes ou não, numa tentativa de controlar as nossas vidas e as das pessoas que estão próximas a nós, como nossos filhos, irmãos e pais.

Neste momento, precisamos lidar com uma grande incerteza, com o fato de que não controlamos tudo. Ficar em casa neste momento não é uma escolha, é uma necessidade e uma medida de prevenção e tratamento. Todos os nossos planos, toda a nossa rotina, o fluxo normal dos nossos estudos, trabalho, lazer, compromissos diários, tudo foi alterado.

Não adianta resistir a esta alteração e ficar reclamando. Não podemos nos prender ao que perdemos ou ao que ainda vamos perder. Esta é uma realidade que precisamos enfrentar: a ameaça do Coronavírus exige isolamento social, exige uma nova rotina de cuidados de higiene e exige lidarmos com uma série de perdas (sejam elas materiais, sociais, ou culturais).

Excesso de pensamentos negativos contribuem para adoecimento mental

Este é um grande desafio que temos, de identificar e controlar os nossos pensamentos. No estudo da Psicologia Cognitivo-Comportamental aprendemos que os pensamentos geram emoções e que as emoções influenciam os nossos comportamentos. Ou seja, um esquema comum nesta época é, diante das notícias ruins e tristes, termos pensamentos de preocupação, o que gera tristeza ou angústia e com isto nos isolamos ainda mais, ou passamos horas vendo notícias passivamente nas redes sociais.

É preciso ficar atentos aos estímulos a que estamos expostos e que desencadeiam os pensamentos. Ou seja, quais situações geralmente desencadeiam os pensamentos negativos? É falar com uma determinada pessoa mais pessimista? É assistir noticiários? É ver informações do Coronavírus nos outros países? É ficar parado passivamente por horas sem fazer nada?

Afaste-se de estímulos ou situações que desencadeiam pensamentos negativos! Vigie os seus pensamentos! Se começar a pensar em muitas coisas negativas que lhe fazem mal, perceba isto e modifique seus pensamentos. Se possível, mude de lugar, caminhe onde você está até outro ambiente da casa ou do trabalho, ocupe a sua mente, pense em outras coisas mais saudáveis e produtivas.

Cuidado com o excesso de informações sobre o Coronavírus!

Passar muitas horas do seu dia vendo jornais na TV, vendo vídeos no Whatsapp ou lendo sobre Coronavírus sobrecarrega a sua mente e aumenta ainda mais o stress, o medo e a ansiedade. Tem pessoas adoecendo ainda mais com o excesso de informação. Não fique muito tempo lendo, ouvindo ou assistindo reportagens. Não fale somente deste assunto com seus amigos e familiares.

Para evitar a sobrecarga, procure se informar com fontes confiáveis. Delete vídeos e textos sem autores ou com informações catastróficas. Reserve algum tempo do dia para se informar, mas se ocupe com outros afazeres na maior parte do tempo que lhe resta durante o seu dia.

Sua mente precisa receber outras informações, precisa de descanso, precisa de notícias positivas e alegres também. Leia, ouça e assista programas diferentes e com mensagens positivas.

Por fim, cuide-se, proteja-se e tenha certeza de que esta fase vai passar!