Pauta em prosa, verso em trova (volume 98)

JGHeleno*

 

 

FELICIDADE

 

O samba canção é um samba lento e tem seu tema ligado especialmente ao amor fracassado., à desilusão, à tristeza, ao amor desfeito ou não consolidado. É um ritmo muito característico. Alguém diz que seu ritmo lembra muito as batidas do coração. (A expressão “dor de cotovelo” se origina da posição do tristemente apaixonado com seus cotovelos apoiados na mesa do bar, se embebedando para compensar a dor). Apresento, a seguir, uma letra de samba-canção de Lupicínio  Rodrigues. Faço-o suprimindo as repetições, que são muitas. Como nosso propósito está focado na letra, as repetições, que, na melodia são indispensáveis, aqui, elas são supérfluas.

 

Letra

Felicidade foi embora
E a saudade no meu peito ‘inda mora
E é por isso que eu gosto lá de fora
Porque sei que a falsidade não vigora

A minha casa fica lá de traz do mundo
Onde eu vou em um segundo quando começo a cantar
O pensamento parece uma coisa à toa
Mas como é que a gente voa quando começa a pensar?

Felicidade foi embora
E a saudade no meu peito ‘inda mora
Por isso que eu gosto lá de fora
Sei que a falsidade não vigora

Fonte: Musixmatch

Compositor: Lupicinio Rodrigues

Convido o leitor a uma pequena incursão no pensamento estoico. Isso tem bastante a ver com o nosso propósito literário, que é procurar, na poesia e nas letras de música, lances que mostram como a arte está nitidamente ligada à procura de novos sentidos para a vida.. Sob esse enfoque, a arte  se ombreia com a filosofia.

Em harmonia com o pensamento estoico, vou tentar entender o que é a felicidade. Pessoalmente, eu vejo a felicidade como um estado,  não como um acontecimento, nem mesmo como uma série de acontecimentos. A felicidade é um estado de paz, de tranquilidade, isento de preocupações. A felicidade existe em cima do pressuposto de que o ser humano, antes de ser feliz, esteja com suas necessidades básicas e vitais atendidas; não esteja faminto, não esteja carente de relações que atendam suas necessidades de convívio. Que o mundo em seu entorno flua dentro de uma perspectiva racional. Que ele não esteja vivendo para responder às expectativas dos outros, ou às suas próprias, marcadas pela ansiedade. Que suas ações não estejam o tempo todo guiadas pela procura de compensações, de reconhecimentos. Depois de escrever isso, parece que a felicidade é algo utópico, de modo que ela seja  impossível. Numa próxima live podemos focar as causas da infelicidade: como responder a elas, e construir em seu lugar a felicidade.

 

Para terminar em trova:

 

 

Felicidade é presente

e não mora no passado;

sim, no que agora se sente

e não no caldo entornado (jgheleno)

 

 

 

* ABL, AJL, LEIAJF, UBPA, UBT

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais