#PARTIUVIAGEM: Garimpando o Museu da Inconfidência

Lidiane Costa

Ei viajante, tudo bem?! Quando a gente viaja é bem difícil escolher os museus/igrejas/monumentos que vai visitar, certo? Em Ouro Preto essa tarefa é ainda mais difícil, pois a cidade é cheia de atrações legais. No post de hoje vou contar tudo que você precisa saber para visitar o MUSEU DA INCONFIDÊNCIA em Ouro Preto!

 

O Museu é um dos cartões postais da cidade. Mas, antes de falar sobre ele, preciso dizer que Ouro Preto é uma das minhas cidades favoritas no mundo! Para visitar a cidade aconselho separar 3 dias, pelo menos.Tem muitas coisas pra fazer aqui e nos arredores, você não vai ficar entediado, garanto!

 

# Museu da Inconfidência em Ouro Preto – Localização

O Museu fica situado no coração do centro histórico, bem ali na Praça Tiradentes. É impossível passar por ele e não notá-lo rs

 

# Horário de funcionamento e ingressos

De terça a domingo das 10h às 18h, sendo que a venda de ingressos e entrada ocorre até às 17h. NÃO abre segunda-feira.

O ingresso custa R$10 (inteira) ou R$5 (meia). Crianças até 7 anos de idade não pagam.

# Exposição – Primeiro andar

Na primeira parte da visita você verá como era a infra estrutura da cidade das origens até o período imperial. É beeem legal essa parte! Já, a segunda parte é mais voltada para o viés artístico, mostrando os oratórios, obras de Aleijadinho, pinturas, etc.

Vou contar para vocês sobre as salas que mais gostei! As duas primeiras salas achei meio chatinhas, confesso.

A terceira sala falava sobre transporte e aí comecei a curtir a visita. Antigamente, a Coroa tentava vigiar as rotas de trânsito de comércio e passageiros por meio da cobrança de tributos e controle de entrada na Capitania.

Como restou frustrada a experiência de usar a mão de obra indígena, eles adotaram a mão de obra dos escravos, que se mostraram muito importantes para a formação da cultura do Brasil.

Uma peça que me chamou bastante a atenção, que fica na sala “mineração”, foi “o tronco”, que na época colonial ficava nas casas de purgar dos engenhos. São instrumentos de contenção, captura e aviltamento. Serve para nos lembrar como era dura a realidade dos escravos e nos mostrar quão valiosa é nossa liberdade.

Foi no final do século XVII que começou a extração do ouro, ela cresceu continuamente durante anos até que começou a decair e criou uma crise econômica que comprometeu as relações da Colônia com a Metrópole. Isso aconteceu devido ao quinto, um imposto que não estava rendendo o tanto que Portugal desejava, havia rumores de que ocorria evasão do produto das minas.

Assim, Portugal aumentou a eficácia das leis de controle e apresentou o projeto de instituir a derrama (outro imposto). Muitos apontam esta como uma das causas da Inconfidência Mineira.

Inconfidência Mineira aconteceu em 1789, momento em que o mundo vivia o Iluminismo. Os participantes do movimento almejavam um país independente, liberto da dominação portuguesa.


O movimento porém foi desmantelado após a traição de Joaquim Silvério dos Reis. Os líderes do movimento foram mandados para o Rio de Janeiro, exceto Cláudio Manuel que morreu na prisão. Durante o julgamento todos negaram participação, menos Tiradentes, que assumiu a chefia do movimento. Doze inconfidentes foram condenados, porém somente o alferes foi enforcado.

Anos após, com a declaração da Independência, Ouro Preto foi elevada à categoria de Imperial Cidade, se tornando centro administrativo/político/cultural de Minas Gerais.

 

# Segundo andar

Agora, começarei a falar da segunda parte da visita, que se dá no segundo andar do Museu. São 8 salas que nos mostram os oratórios, mobiliário, pintura, escultura etc da época.

Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, possui uma sala no Museu. A obra máxima da carreira do artista é o Santuário Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo/MG, que possui 76 peças, sendo os 12 profetas e os figurantes dos Passos da Paixão. Na sala é possível ver uma réplica da estátua do profeta Daniel.

 

Ahhh, aconselho separar de 60 a 90 minutos para a visita.

 

# Outras informações

Não é permitido fazer fotos usando câmera fotográfica, apenas celular.

Possui acesso especial, elevador e banheiro adaptado para cadeirantes.

Existe guarda-volumes no local. Objetos como bolsas e mochilas devem ser guardados lá.

As informações sobre os objetos expostos estão escritas em português e inglês.

Site: http://www.museudainconfidencia.gov.br/pt_BR

 

E aí, curtiu o Museu da Inconfidência em Ouro Preto? Para não perder nenhum post siga o Instagram @partiuviajarblog

Beijos e até a próxima!

 

NOTA DA REDAÇÃO: LIDIANE COSTA. Nasceu e cresceu no interior de Minas Gerais, é advogada de formação e consultora de viagens de profissão. Tem 32 anos e desde sempre sonha em viajar o mundo. Já visitou 33 países (alguns mais de uma vez), tendo morado em 4 deles. Em 2016 criou o blog Partiu Viajar para ajudar e inspirar mais pessoas a viajar. Site: https://partiuviajarblog.com.br/ Instagram: @partiuviajarblog

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais