Papa Francisco nomeia mais um Bispo na Arquidiocese, o primeiro natural de Alto Rio Doce

O Papa Francisco nomeou o Padre Edmar José da Silva, da Arquidiocese de Mariana, como novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), atendendo à solicitação de Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Padre Edmar José é atualmente Pároco e Reitor da Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Ouro Preto (MG), além de exercer outras funções como diretor-geral da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) e professor.

Nascido no dia 19 de abril de 1975, em Alto Rio Doce (MG), Padre Edmar iniciou sua preparação para o sacerdócio no Seminário Menor da Congregação Pequena Obra da Divina Providência (Orionitas) e posteriormente transferiu-se para o Seminário Maior São José, da Arquidiocese de Mariana, onde cursou o Propedêutico (1993), Filosofia (1994 a 1996) e Teologia (1997 a 2000). Foi ordenado diácono no dia 15 de agosto de 2000 e presbítero no dia 19 de maio de 2001. Na Arquidiocese de Mariana, exerceu diversas funções. Além dos serviços de vigário, administrador paroquial e pároco em algumas das paróquias da Arquidiocese, Padre Edmar desempenhou os cargos de diretor do Seminário Menor de Mariana (2002 a 2004); diretor espiritual (2007 a 2009) e diretor-geral (2009 a 2015) do Instituto de Filosofia, do Seminário São José de Mariana (2007 a 2009); representante dos presbíteros da Arquidiocese de Mariana (2016 a 2018) e coordenador arquidiocesano de Pastoral (2019 a 2022). Também foi diretor acadêmico e coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes; tradutor do processo de beatificação de Dom Antônio Ferreira Viçoso; notário atuário do processo do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida; secretário do Conselho Presbiteral e membro do Conselho Episcopal da arquidiocese de Mariana. Foi também Secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 2.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais