• 16ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Pandemia e seu histórico ao longo dos anos

    Por Julia Gonçalves, membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana e Graduanda em Ciências Biológicas, no IF Barbacena, sob orientação do professor e pesquisador, Delton Mendes.

    A pandemia do novo Coronavírus impactou e causou medo no mundo inteiro. Além dos vírus, bactérias e outros micro-organismos também já causaram grandes estragos ao longo da história da humanidade. Mas afinal, o que é pandemia? “Segundo a Organização Mundial da Saúde, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemiasurto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa” (FIOCRUZ, 2020).

    Até hoje a Covid-19 já matou cerca de 3 milhões de pessoas pelo mundo. Antes dessa pandemia, a mais recente ocorreu em 2009, com a chamada Gripe Suína, causada pelo vírus H1N1 matando cerca de 16 mil pessoas. Voltando um pouco mais no tempo, tivemos a Peste Bubônica (ou Negra)causada por uma bactéria que era comum em roedores matando entre 75 milhões e 200 milhões pessoas na Europa no século 14. Já no ano de 1896 veio a Varíola, doença causada por um vírus que matou cerca de 300 milhões de pessoas até a descoberta da vacina em 1796 e sua erradicação em 1980 após campanhas de vacinação em massa.

    Em 1918, no final da Primeira Guerra Mundial, foi à vez da Gripe Espanhola que matou mais de 20 milhões de pessoas pelo mundo permanecendo até 1920. Nessa mesma época, o Tifo, outra doença causada por piolhos ou pulgas infectadas por uma bactéria matou cerca de 3 milhões de indivíduos na Europa. Essas são exemplos de algumas doenças pandêmicas que provocaram a morte de milhares de pessoas.

    Segundo a BBC (2020), o médico sanitarista Gonzalo Vecina Netoafirma que o mundo ainda enfrentará outras pandemias. Tudo isso, devido ao processo de destruição do meio ambiente. Os vírus, bactérias e demais micro-organismos vivem na natureza e quando acabamos com ela, diminuímos o espaço natural deles e então buscam alternativas para continuarem existindo saltando de um hospedeiro para outro. A Terra nos deu a vida e nos sustentou, portanto, diante disso, precisamos fazer nossa parte e proteger o que ainda nos resta do Planeta para também nos protegermos.

    Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Jornal Barbacena Online

     

    REFERÊNCIAS:

    RODRIGUES, L. Conheça as 5 maiores pandemias da história. Revista Galileu, 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/03/conheca-5-maiores-pandemias-da-historia.html. Acesso em: 14 de abril de 2021.

    SUPER INTERESSANTE. As grandes epidemias ao longo da história. 2020. Disponível em: https://super.abril.com.br/saude/as-grandes-epidemias-ao-longo-da-historia/. Acesso em: 14 de abril de 2021.

    SILVEIRA, E. Por que uma nova pandemia nos próximos anos é praticamente inevitável. BBC, 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53758807. Acesso em: 14 de abril de 2020.