Take a fresh look at your lifestyle.

Palestra gratuita aborda o Desenvolvimento Econômico e Cooperativismo

0 91

Incentivar, inspirar e motivar. Esses são alguns dos objetivos do projeto Caminhos da Cooperação que será lançado pela Unimed Barbacena no próximo dia 15 de maio no auditório do Hotel Senac Grogotó.

Para a primeira edição, João Carlos Leite, conhecido como Joãozinho da Serra da Canastra, contará a experiência do cooperativismo como aliado para o desenvolvimento social de São Roque de Minas, tornando-a reconhecida nacionalmente como uma das maiores produtoras de queijo canastra do país e propiciando para a região da Serra da Canastra e sua população melhoria na qualidade de vida, evolução econômica e novas oportunidades de negócios e trabalho.

Benedito Veiga, Presidente da Unimed, reforça o convite a toda comunidade barbacenense afirmando ser esta uma experiência rara para que as pessoas possam ouvir o relato de João “Esta é uma das grandes palestras que já participei, João Leite sem dúvida nenhuma é um dos maiores líderes do Cooperativismo em nosso país e consegue em sua fala transmitir ensinamento e inspiração para dias melhores”.

A palestra é gratuita, tem convites limitados e que devem ser retirados na sede da Unimed (rua Julio Augusto de Araújo, 224 – Boa Morte). “Estamos pedindo, para quem puder ou quiser ajudar, a doação de 1 pacote de fraldas geriátricas que será doado a asilos de nossa cidade”, explicou Graziela Braga, assessora de comunicação da Unimed. Ela enfatizou que a doação é voluntária.

Quem é João Leite?

Fundador e atual Presidente do SICOOB Saromcredi, Conselheiro Administrativo do SICOOB Central Cecremge, Presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra tem no currículo mais de 600 palestras ministradas por todo o País, tornando-se um grande divulgador do Cooperativismo de Crédito como Agente de Desenvolvimento Local, além das ações transformadoras na região da Serra da Canastra, participou de em Missões Técnicas na Europa, relativas ao cooperativismo, além de ter participado de diversos cursos, treinamentos, fóruns e seminários relativos ao cooperativismo, sistema financeiro nacional, gestão, governança e desenvolvimento territorial.

O que traz o depoimento de João?

Joãzinho, relata a experiência de liderança em sua comunidade, suportada no cooperativismo, que é um movimento econômico e social entre indivíduos, em que a cooperação se baseia na participação dos associados nas atividades econômicas com vistas a atingir o bem comum. Através da cooperação, busca-se satisfazer as necessidades humanas e resolver os problemas comuns de uma localidade. O cooperativismo aposta na união, na construção em parceria, na soma de competências para conquista de resultados maiores, assim como na partilha e no benefício comum. Educação, Formação e Informação é um dos princípios do cooperativismo. A própria continuidade e difusão do modelo cooperativista se dá por meio do incentivo à educação, formação e informação. E não apenas os cooperados são alvos de ações de instrução, conhecimento e cultura, como também a comunidade. O Interesse pela Comunidade é outro dos princípios do cooperativismo. As cooperativas devem respeitar as peculiaridades sociais e a vocação econômica do local onde estão instaladas. E têm compromisso com o desenvolvimento de sua região e empresas locais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.