Take a fresh look at your lifestyle.

Paisagem da vida

Por Débora Ireno Dias

0 282

“Da janela lateral, 

Do quarto de dormir…

Vejo uma igreja, um sinal de glória, 

Vejo um muro branco e no vôo um pássaro

Vejo uma grade e um velho sinal…”*

Olho pela janela do meu quarto e logo me vem esta música de Beto Guedes. Vejo a Matriz onde vivi desde minha infância, onde meus pais se casaram e anos depois eu comprometi meu amor ao meu Amado. Vejo a igreja onde ri e chorei inúmeras e vezes e numerosas amizades foram feitas ao longo das minhas décadas. Vejo a cruz iluminada que nas noites de tormenta, do alto de sua torre, me mostra o Altíssimo e Seu Amor por mim, que me acalma e embala meus sonhos. Vejo o sol que nasce trazendo calor e esperança após a noite escura. Vejo a lua crescendo luminosa trazendo sonhos. Vejo o arco-íris após a chuva tempestuosa e que sinaliza a Aliança. Vejo o céu azul, ou vermelho, ou cinza, com ou sem nuvens. Vejo, admiro, agradeço. 

Olho pela janela e vejo muros brancos, cinzas, verdes, cercando casas, casinhas, prédios, apartamentos. Cada um no seu espaço. Cada qual no seu mundo. De dia, sons. À noite, luzes das TV´s, dos quartos, das festas, sinal de vida! Muros que separam mundos, mas, provavelmente, não separam vidas, possibilidades de ser comunidade. 

Olho e vejo pássaros bailando. Pombos correio (sim, existem aqui perto), andorinhas, maritacas. Voam e bailam e cantam. Encantam-me com sua liberdade. Os bem-te-vis conversam entre si. Parecem vizinhos de casa contando as boas do dia.

Olho pela janela e vejo a rua onde transitam carros correndo, ambulância socorrendo, praticantes de esportes se cuidando. E a praça! Ah, esta tem um valor especial: crianças rolando bola com seus pais, idosos e jovens se exercitando, músicas e danças, religião e arte, segurança. 

Da janela lateral do meu quarto de dormir, a vida se apresenta em poesia. Estrofes da vida cotidiana. Vale a pena se encantar!

Por Débora Ireno Dias

*Música – Paisagem da Janela (Beto Guedes)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.