Pacientes com sequelas serão acompanhados no ambulatório Pós Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou, na manhã desta quarta-feira (05) o Ambulatório Pós Covid-19. Segundo o Secretário de Saúde, Arinos Brasil Duarte Filho, o novo espaço vai atender os pacientes que que tiveram a Covid e que, mesmo curados, apresentam alguma sequela. O atendimento será multiprofissional.

Para iniciar o tratamento, os pacientes deverão procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), solicitando encaminhamento, diretamente no Centro de Especialidade Médica (CEM) ao lado do Hospital Ibiapaba.

Durante entrevista ao Contato Direto, o médico Arinos reafirmou o alto índice de pacientes contaminados. Os leitos Covid-19 se encontram 100% ocupados e com alta procura para internações. Apesar desses fatores, o número de óbitos em Barbacena está menor em relação à macrorregião.

Sobre a vacinação, segundo o Secretário de Saúde, o município tem estoque garantido para a aplicação da 2ª dose a todas as pessoas que receberam a primeira dose. Arinos enfatizou que a 2ª dose da vacina é de extrema importância para a efetividade da imunização.

NOVA ETAPA – Seguindo o Plano Nacional de Imunização serão vacinados os pacientes com comorbidades. Para que a imunização aconteça, o Governo Federal deverá repassar as doses para o Governo do Estado, que faz a distribuição para cada município. Receberão primeiro as grávidas e puérperas, pessoas portadoras de Síndrome de Down e pessoas com doença renal crônica.   Sobre os casos nacionais de vacinas que foram trocadas, o Dr. Arinos comentou que em Barbacena não houve nenhum registro. Todas as doses foram aplicadas devidamente pelos profissionais de saúde. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais