• 30ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Operação prende oito pessoas acusadas de garimpo ilegal de ouro

    O Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente desencadeou, através da 13ª Companhia de Meio Ambiente, a Operação Ouro Ilícito II no distrito de Gagé, em Conselheiro Lafaiete. Ao todo participaram da ação 60 policiais militares, 6 fiscais da Agência Nacional de Mineração e 6 fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A operação teve como objetivo encerrar um garimpo ilegal de ouro na região, atividade que causa degradação ambiental através de desmate, assoreamento de curso d’água e dragagem de minerais.

    Os militares se dividiram em quatro pontos distintos. A mata fechada e o terreno acidentado trouxeram dificuldade na localização e no rastreamento dos suspeitos. Por contar com olheiros distribuídos em locais estratégicos, os garimpeiros foram avisados da aproximação dos policiais e alguns deles conseguiram fugir. Após buscas na mata, oito pessoas foram localizadas e presos. A PM acredita que outros quatro garimpeiros conseguiram escapar do flagrante.

    As prisões foram realizadas pelos crimes de usurpação de bens da União, dragagem de material para extração mineral e desmate de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente. Os detidos foram conduzidos a sede da Polícia Federal em Belo Horizonte junto com os equipamentos e ferramentas utilizadas para a atividade ilícita.