• 18ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Oficiais da Epcar são destaques nacionais nas mídias sociais da FAB

    A Força Aérea Brasileira (FAB) trabalha em diversas áreas, capacitando os profissionais para a realização da perfeita atuação quando for solicitado. Em todo o Brasil, são centenas de Organizações Militares (OM) que atuam em suas respectivas missões para que a missão fim do Comando da Aeronáutica (COMAER) seja alcançada. 

    Para que a sociedade seja informada sobre o que acontece na FAB, por ser uma instituição pública, ela possui a sua própria área de comunicação, onde suas ações são divulgadas através da Rádio Força Aérea, do site oficial, de revistas, de informativos e também pelas redes sociais. O órgão responsável pelas ações de comunicação social no COMAER é o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), sediado em Brasília (DF) e que gerencia o Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica (SISCOMSAE), com participação de militares sediados em todas as OM localizadas no Brasil e no exterior. A estes militares, o CECOMSAER os denominam como “elos”, pois eles são responsáveis por remeter, diariamente, inúmeras imagens e fatos que acontecem em suas respectivas unidades. Como forma de incentivar e destacar o trabalho dos elos, o Centro homenageia, mensalmente, aqueles que foram os responsáveis pelo envio da postagem que obteve maior engajamento entre seus seguidores. 

    Em Barbacena, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Epcar, esses trabalhos de divulgação também são realizados com intuito de mostrar as atividades da Escola, e no mês de maio, a postagem realizada na rede social oficial que obteve maior engajamento foi a imagem de um aluno da Epcar, que foi registrada pela Capidão Aviadora Nathalie Freitas Gaspar. A postagem engajou 45 mil seguidores no Instagram da Força Aérea e alcançou quase 400 mil pessoas. 

    Segundo Nathalie, Oficial Adjunta ao Primeiro Ano do Esquadrão Hércules, a imagem representa não só um movimento vivido pelo aluno, mas sim da escola como um todo: “Esta iniciativa é muito positiva pois dá um destaque para a Escola e a postagem foi uma forma de chamarmos a atenção para o nosso trabalho. É uma oportunidade de divulgarmos a Escola como um todo, não apenas a entrega das platinas, que foi registrado, mas a formação dos alunos nos três anos, em uma escola militar”, descreveu a oficial.

    Além disso, a Tenente já está familiarizada com as mídias sociais, pois, além de atuar como docente em língua portuguesa no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ela também é a oficial responsável pelo clube de mídias, que é um trabalho extracurricular desenvolvido junto aos alunos, denominado NascenTV. Para ela, este reconhecimento é importante, pois apresenta a preocupação da FAB em formar os futuros líderes da Força desde a idade jovem, além de motivar os alunos participantes do clube acerca das atividades inerentes a FAB e ao CPCAR.

    Esta não é a primeira vez que um militar da EPCAR é destaque nas mídias sociais da FAB, por captar belas imagens e conseguir ampla repercussão. No mês de dezembro de 2020, o Sargento Pablo Júnior Alfim Domingos, um dos fotógrafos da Escola, foi o homenageado em âmbito nacional.