• 20ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Obituário: falece o publicitário Germânio Eustáquio da Silva

    Morreu no domingo (19), no Hospital Regional de Barbacena, aos 69 anos, o publicitário Germânio Eustáquio da Silva. Natural de Barroso, Germânio era aluno do curso de Publicidade e Propaganda de UNIPAC Barbacena, onde foi bicampeão do Prêmio Expocom Sudeste nos anos de 2021 e 2022 e participava da equipe experimental de criação publicitária “4mation”. Egresso de longa permanência em instituições psiquiátricas públicas e particulares, ele também foi o único morador de Residência Terapêutica no Brasil a chegar ao ensino superior. Seu velório e sepultamento aconteceram na manhã de ontem, em Barbacena.

    AUTOR DA MARCA OFICIAL DO CA 200 – Em 2020, em plena pandemia do COVID 19, a Academia Barbacenense de Letras realizou o CICLO CA 200, celebrando com eventos virtuais o bicentenário de nascimento do poeta satírico Padre Mestre Correia de Almeida (1820-1905). Na época, o acadêmico Edson Brandão defendeu a ideia de que não só a série de eventos virtuais seria única forma de se contornar a impossibilidade de promoções presenciais, como também uma oportunidade de transpor para a internet a obra do Padre, pouquíssimo conhecido das novas gerações, pela quase total ausência de conteúdo digital na rede mundial de computadores. Assim, surgiu a ideia de se convocar a Unipac, por meio de seu curso de Publicidade e Propaganda, para criar a identidade visual do bicentenário e ainda estimular os jovens universitários a uma imersão na poética e no universo crítico do polêmico Padre Mestre.

    CORREIO DE ALMEIDA E O INFINITO – A marca que acompanhou toda a divulgação do Ciclo foi o resultado da parceria entre a ABL e a UNIPAC, que juntas formataram um concurso interno, onde os alunos do curso P&P dividiram-se em três agências experimentais: 4mation, Awen e B2B e se dedicaram ao projeto. Um júri formado pelos acadêmicos à época, Ângela Laguardia, Mário Celso Rios, Evandro Aléssio, Rodrigo Geoffroy, a jornalista Kátia Cilene e o editor Renato Presot escolheu o projeto da 4mation. A equipe de desenvolvimento e criação da marca foi composta por Ana Cristina Puygcerver Santos, Anna Luiza Rosa Cabral, Germânio Eustáquio da Silva, Marina dos Santos Franco e Pablo Henrique da Costa Silva. Todos os trabalhos foram orientados pelo Prof. Ricardo Rios. Segundo Rios, a escolha da marca foi uma vitória para o grupo, “mas em particular para o saudoso acadêmico Germânio Eustáquio que atuou na pesquisa inicial até todos chegarem ao formato final vencedor”, recorda o Professor e orientador do grupo. “Por sua história de vida, e suas vitórias alcançadas em plena maturidade, mas com muita dedicação e generosidade, Germânio deixou seu nome em um capítulo da história recente da ABL e da própria memória de Barbacena !”, ressaltou o presidente atual da ABL, Professor Rodrigo Tostes Geoffroy, ao tomar conhecimento do falecimento do colaborador do CICLO CA 200.

    Com informações de Edson Brandão e Ricardo Rios

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais