• 13ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • OAB de Barbacena emite nota de repúdio a suspeitas dos advogados que defendem esfaqueador de Bolsonaro

    O homem que esfaqueou o candidato a Presidência da República Jair Bolsonaro, em Juiz de Fora, no último dia 6 (quinta-feira) é defendido por quatro advogados, dois deles atuam regularmente na Comarca de Barbacena. Marcelo Manoel da Costa e Pedro Augusto de Lima Felipe Possa são do Escritório Nascimento, Discacciati, Costa e Mouteira Advogados Associados. Marcelo Costa, numa entrevista ao Jornal Estado de Minas, afirmou que aceitou atuar no caso mais pela visibilidade que pelos honorários.

    Desde a divulgação dos nomes dos advogados surgiram suspeitas pelas redes sociais indagando quem estaria por trás da contratação. O advogado Zanone Júnior, que não é de Barbacena, não quis divulgar o nome da pessoa, afirmando apenas que seria um homem de Montes Claros, da mesma igreja de Adélio Bispo de Oliveira, acusado do crime. Zanone atuou nos casos do goleiro Bruno e da missionária americana Dorothy Stang.

    Por conta das afirmações falsas que circularam pelas redes sociais a 3ª Subseção da OAB/MG emitiu uma nota de repúdio, reproduzida integralmente abaixo:

     

    NOTA DE REPÚDIO

     

    A 3a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, vem a público manifestar seu repúdio em face das ofensas (por meio de vídeos e textos divulgados nas redes sociais e aplicativos de mensagens), dirigidas contra os Advogados e o Escritório de Advocacia que atuam na defesa de Adélio Bispo de Oliveira.

    A OAB de Barbacena lembra que a tentativa de macular a honra e a dignidade destes profissionais, além de configurar crime é também um ataque a democracia e a própria OAB.

    Destacamos que o caso em tela requer extrema cautela, especialmente pelo momento atual que passa o Brasil e quaisquer atitudes imponderadas em nada ajudarão a tranquilizar o nosso País.Assim, devemos todos agir com a tolerância e a prudência que o referido caso requer.

    Lembramos que vivemos em um País democrático onde todos tem direito a um devido processo legal, ao contraditório e ao amplo direito de defesa, através do acompanhamento por um advogado em todas as fases de um processo. Inclusive, é a negativa de quaisquer direitos que leva à violência física e/ou verbal, gera intolerância e aproxima nossa civilização da barbárie!!!

    Por fim, como os cidadãos do País, a OAB de Barbacena espera que todos os fatos sejam devidamente apurados, que o processo siga regularmente e que os advogados possam exercer livremente a sua profissão, dentro dos limites estabelecidos no Estatuto da Advocacia e no Código de Ética e Disciplina, exercendo assim a atividade indispensável à administração da Justiça no Estado Democrático de Direito Brasileiro conforme o art. 133 da CRFB/88.

    Barbacena, 08 de setembro de 2018.

     

     

     

    Paulo Afonso de Oliveira Júnior

    Presidente da 3ª Subseção da OABMG

    OABMG 95.725

     

     

     

    Eliana Mara Rodrigues da Silva

    Conselheira Seccional da OABMG

    OABMG 40.956

    Reynaldo H.. Simões

    Conselheiro Seccional da OABMG

    OABMG 86.117