• 20ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • “O universo da Escrita ao seu alcance” está disponível gratuitamente e faz parte do grupo de projetos aprovados em Barbacena via Lei Aldir Blanc

    O professor, pesquisador e autor, Delton Mendes Francelino, lançou recentemente o projeto “O universo da escrita ao seu alcance”, que consta de uma microssérie no seu Canal de Podcast “Falando de Ciência e Cultura” e um vídeo no Instagram.  O projeto foi uma proposta aprovada via Lei Aldir Blanc, Barbacena-MG. O Canal de Podcast, em dezembro de 2020, foi considerado um dos 120 podcasts de ciência mais ouvidos no Brasil, segundo o Spotify.

    O objetivo da proposta é, segundo Delton, “incentivar as pessoas a escreverem mais, entendendo a literatura e a escrita como práticas de liberdade, de empoderamento e de construção de sabedoria. Somos uma das nações que mais consomem literatura no mundo (independente do gênero), mas um dos países nos quais as pessoas mais têm desestímulos para a escrita, por se acharem incapazes, por um modelo de ensino formal ainda tradicionalista, ou simplesmente por nunca terem tido contato com autores que, assim como elas, também acreditaram, um dia, serem incapazes para a escrita. Motivar para escrever é uma das missões deste projeto.”. 

    A microssérie está disponível em diversos streamings de áudio, como o Spotify, Deezer, Itunes, Google Podcasts ( clique no link http://bit.ly/3nQxZdg) , e vários outros, e conta com 2 programas, sendo que o primeiro é um relato de experiência de Delton acerca dos processos de criação e  publicação de seus dois livros; e o segundo, dicas para roteirização, construção de personagens, aspectos gerais que marcam a escrita literária, com um pouco da história da literatura Brasileira. Já o vídeo poderá ser acessado nos perfis do  Instagram, https://www.instagram.com/falandodecienciaecultura/ e https://www.instagram.com/delton.mendes/, e é uma conversa aberta do autor sobre aspectos amplos dos processos de escrita, roteirização e estímulos a partir de suas obras e também textos inéditos. 

    Muitos conhecem Delton, em Barbacena, por suas ações com divulgação científica, inclusive aqui no Barbacena Online, há anos, a partir de sua formação em Ciências Biológicas e outros campos conexos, como a Ecologia Urbana. Mas ele também é graduado em Letras (Literaturas Portuguesa e Inglesa; Lingüística) e é com base nessa sua formação, que passa também por aspectos do cinema, da roteirização, que o projeto está sendo oferecido e sendo amplamente acessível para quaisquer pessoas que se sintam interessadas em acessar o universo da Escrita, da Literatura.