Números confirmam tendência de elevação dos casos de Covid-19 em Barbacena. Veja como está a região

Trazendo novas informações sobre acompanhamento da evolução do número de casos da COVID-19 na região do Campo das Vertentes, o Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) acaba de publicar o seu informativo número 06, dando continuidade aos estudos.

Nesta edição, a novidade é que dos 43 municípios analisados, 9 deles seguem a tendência de aceleração do contágio, enquanto em outros 15 municípios a tendência é de redução. As cidades de Barbacena e São João del-Rei apresentaram, atualmente, tendência de aceleração do contágio, sendo essa a segunda semana seguida com piora na classificação, enquanto em Lavras a tendência é de reduçãoo contágio.

Pelos dados analisados, a partir da média móvel de casos (últimos 7 dias), a microrregião de São João del-Rei, que envolve 18 cidades, tem 4 municípios com tendência de elevação do contágio, sendo eles Bom Sucesso, Nazareno, Santa Cruz de Minas e São João del-Rei. Já os municípios de Barroso, Piedade do Rio Grande, São Vicente de Minas e Tiradentes foram identificados com uma tendência de redução. Já os municípios de Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Lagoa Dourada, Prados, Ritápolis e São Tiago apresentaram Estabilidade no número do contágio. As cidades de Resende Costa e Madre de Deus de Minas não tiveram a tendência defina.

Já na microrregião de Barbacena, que envolve 15 cidades, seguindo a mesma metodologia, 3 municípios têm tendência de elevação do contágio: Antônio Carlos, Barbacena e Alfredo Vasconcelos. Para as cidades de Alto Rio Doce, Carandaí, Cipotânea, Senhora dos Remédios e Desterro do Melo, a tendência é de redução. Apresentando estabilidade estão os municípios de Capela Nova, Ibertioga, Paiva, Santa Bárbara do Tugúrio, Ressaquinha, Santa Rita de Ibitipoca e Santana do Garambeu.

Na microrregião de Lavras, que envolve 10 cidades, seguindo a média móvel de casos (últimos 7 dias), apenas Nepomuceno e Perdões apresentaram tendência de Elevação do número de contágio. Já Carrancas, Ingai, Itumirim, Lavras, Luminárias e Ribeirão Vermelho foram identificados com tendência de Redução. Itutinga foi classificado com Estabilidade do contágio e Ijaci não tive a tendência defina.

A Média Móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos 7 dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município. Então:

Maior que 15 % – Tendência de aceleração no ritmo de contágio

Entre – 15% e 15% – Tendência de estabilização no ritmo de contágio

Menor que -15 % – Tendência de redução no ritmo de contágio

A pesquisa teve como fonte os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São João del Rei.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais