• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Núcleo de Química produzirá protetores faciais para profissionais de saúde de Barbacena

    Em uma parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), o IF Sudeste de Barbacena irá produzir 500 unidades de protetores faciais para os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19.

    Para facilitar o trabalho desses profissionais, em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) simplificou as exigências de fabricação, importação e compra de dispositivos médicos prioritários. Com isso, a professora do Departamento de Química da UFMG e coordenadora da iniciativa de produção de protetores faciais, Heveline Silva, em parceria com a FioCruz, entrou em contato com o Núcleo de Química do IF Sudeste de Barbacena e informou sobre a possibilidade de doação do material necessário à produção destes itens.

    Os equipamentos doados para a montagem dos protetores faciais (arcos, elástico e lâminas PETG) vieram em quantidade suficiente para a produção de 500 máscaras, que estão sendo realizadas na sede do Núcleo de Química do Campus Barbacena por professores, técnicos de laboratório e estudantes bolsistas de extensão que já atuam na produção de álcool etílico glicerinado, sabão ecológico e sabonete líquido.

    A equipe está trabalhando respeitando as recomendações de cuidados na prevenção à transmissão do Coronavírus e as entregas serão realizadas pelo Comitê de Enfrentamento à COVID-19, que fez o levantamento  da demanda.

    “Como há demanda por parte das unidades de saúde do município de Barbacena, nós do núcleo de Química nos dispusemos a estabelecer a parceria e realizar as montagens deste equipamento de proteção”, explica a professora do Campus Barbacena, Leandra Silva. No momento, o material será doado para mais de 330 agentes de saúde que atuam em 19 unidades básicas de saúde do município de Barbacena e 120 unidades para profissionais do Hospital Regional.