Novo golpe da chamada de vídeo usa fotos de crianças nuas para chantagear vítimas

Por Cristovam Abranches

imagine atender uma chamada de vídeo de um número desconhecido e se deparar com a foto de uma criança nua. Este é o novo golpe virtual arquitetado por criminosos, com o objetivo de extorquir dinheiro das vítimas.

A ação segue o seguinte modus operandi. Quando o usuário atende a ligação, o golpista exibe a imagem da criança nua e tira um print da tela — produzindo uma espécie de montagem. Posteriormente, ele passa a chantagear a vítima, sob a ameaça de divulgar o conteúdo e de acusá-la de consumir pornografia infantil.

Segundo a advogada Micaela Ribeiro, especialista em direito digital e proteção de dados do escritório Medina Guimarães, os golpes virtuais mais recentes têm sido aplicados pelo WhatsApp. Atualmente, cerca de 92% dos brasileiros usam essa rede social, o que a torna atrativa para os estelionatários. Para Ribeiro, os idosos são o público mais vulnerável para esse tipo de crime, que envolve tecnologia, pois não estão habituados a esse tipo de ferramenta. “Eles são mais acessíveis e mais facilmente influenciáveis. Não todos os idosos, mas uma enorme parcela deles não tem a mesma desconfiança que alguém mais jovem sobre a tecnologia”, explica a advogada.

Confira algumas dicas de especialistas para não cair em golpes:
• Não atenda chamadas de vídeo nem ligações de números desconhecidos;
• Desconfie de mensagens com erros gramaticais e insistentes;
• Cuide de suas senhas (não use datas de aniversário, número de CPF, casamento nem nome de pet);
• Jamais compartilhe conteúdo audiovisual íntimo com desconhecidos nas redes sociais;
• Desvincule o telefone de rede social e conta de email;
• Bloqueie e denuncie o número para que o WhatsApp consiga identificá-lo como spam e remova o usuário da plataforma.

Fonte: R7

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais