• 15ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Novembro Azul indica que novos casos de câncer de próstata aumentam

    Confira a programação da campanha na cidade

    O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização do câncer de próstata, o Novembro Azul, com várias ações espalhadas pelo país. Em Barbacena, o Hospital Ibiapaba/Cebams divulgou recentemente o aumento de casos diagnosticados pelo hospital. Em 2017 foram diagnosticados 103 homens, 39% a mais que o ano anterior, com 74 casos diagnosticados. O câncer de próstata é o tipo da doença com maior número de casos novos detectados pela instituição, à frente dos cânceres de pele e de mama.

    Durante todo o mês, o hospital estará engajado com a causa, através de uma série de atividades, como palestras e uma ação na Feira Livre de sábado, no dia 24 de novembro, a Manhã de Saúde, levando até a população diversos serviços, inclusive o agendamento do PSA, exame que detecta o câncer de próstata.

    A Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps) também preparou uma programação dentro da campanha, que teve início nesta quinta-feira (08), e conta com diversas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de um evento em parceria com a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), no dia 22 de novembro.

    A prevenção do câncer de próstata está diretamente ligada a atitudes que aumentam a qualidade de vida, como a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada. É importante que homens que fazem parte do grupo de risco – obesos, hipertensos, negros, homens que abusam do álcool e tabaco ou que já tiveram casos na família – iniciem o acompanhamento médico a partir dos 45 anos. Homens fora do grupo de risco devem se consultar o urologista a partir dos 50 anos.

    Veja a programação para os próximos dias:

    11 de novembro (domingo)
    UBS Senhora das Dores

    13 de novembro (terça-feira)
    UBS Torres

    17 de novembro (sábado)
    UBS João Paulo II

    19 de novembro (segunda-feira)
    UBS Santa Cecília

    20 de novembro (terça-feira)
    UBS Carmo

    21 de novembro (quarta-feira)
    UBS Funcionários
    UBS Vilela
    UBS Padre Brito

    22 de novembro (quinta-feira)
    Epcar
    UBS Guido Roman

    23 de novembro (sexta-feira)
    UBS Boa Vista
    UBS São Pedro

    24 de novembro (sábado)
    UBS São Francisco

    27 de novembro (terça-feira)
    UBS Nove de Março

    29 de novembro (quinta-feira)
    UBS Grogotó

    30 de novembro (sexta-feira)
    UBS Correia de Almeida