A vereadora Thailândia Leite, de Santos Dumont, recebeu suspensão de 60 dias após ter denunciado supostas irregularidades da Prefeitura Municipal. A decisão foi tomada durante reunião ordinária na Câmara Municipal na noite de terça-feira (12).
O motivo da suspensão foram mensagens enviadas por ela, através de um aplicativo de mensagens, relatando supostos “assessores fantasmas” na Câmara Municipal. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar considerou que as mensagens prejudicam a imagem da Câmara. A sessão foi acompanhada por populares que se manifestaram contra a decisão.
A defesa de Thailândia diz que as mensagens foram enviadas fora de seu ambiente de trabalho, em uma comunicação pessoal e informal, amparada pelo direito de liberdade de expressão. A vereadora disse também que vai solicitar uma CPI para investigar os supostos “assessores fantasmas”.
“Eu tenho plena convicção de que exercer a fiscalização, cobrar respostas e defender a população não pode ser tratado como algo errado dentro da democracia. Mandatos não existem para agradar poderosos, mandatos existem para representar pessoas. E foi exatamente isso que procurei fazer todos os dias em que eu ocupei essa cadeira”, disse a vereadora, em discurso logo após o resultado.
A suspensão foi aprovada com oito votos a favor e quatro contra. A favor da suspensão, votaram os vereadores Alyne Mendes, Dorival, Flávia Letícia, Josi, Sandra Cabral, Maria, Valmir Teteco e Flávia Faria. Altamir Motorista, Everaldo, José Abud e a própria Thailândia votaram contra.










