Por causa da proximidade do Dia das Mães, o Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, realizou uma pesquisa sobre a vida financeira das mães brasileiras. A pesquisa ouviu 999 mães de todo o Brasil e constatou que acúmulo de funções e responsabilidade pela família faz parte da realidade da maioria.
Segundo a pesquisa, a maior parte das mães buscam trabalho informal como forma de complementar a renda. O índice é maior entre as mães solteiras: 81%. Entre as divorciadas, a porcentagem é 73%, 67% entre as casadas e 62% entre as viúvas.
O principal trabalho informal realizado para complemento de renda é no setor de limpeza (38%) entre as solteiras. A maior parte das viúvas e divorciadas atuam como cuidadoras de idosos (25% e 29%, respectivamente), e as casadas trabalham com revenda de produtos (39%).
Segundo Patrícia Camillo, especialista em educação financeira do Serasa, “as mães brasileiras se desdobram para garantir o bem-estar dos filhos e manter a casa funcionando, muitas vezes, até renunciando a si mesmas. Falar sobre isso é essencial para reconhecer esse esforço e, principalmente, para promover o acesso à educação financeira, que pode trazer mais autonomia, segurança e tranquilidade para essas mulheres”.
Além disso, a pesquisa mostra que a maior parte das mães se sentem a protagonista de sua vida financeira: 96% entre viúvas, 86% entre mães solteiras, 83% entre divorciadas e 80% entre casadas. No entanto, apenas 3 em cada 10 mães se sentem seguras para usar o próprio dinheiro.
A maior parte sente que seus esforços são reconhecidos dentro de casa. O maior índice de sensação de reconhecimento é o das mães casadas (74%), e o menor é o das mães solteiras (65%). Conciliar trabalho doméstico e cuidado com os filhos é um desafio comum: para 95% das divorciadas e 89% das viúvas.
“Esse acúmulo de funções impacta diretamente na saúde mental e na qualidade das decisões financeiras. A falta de tempo, o cansaço e a sobrecarga emocional dificultam o planejamento e favorecem o endividamento”, afirma Patrícia.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 24 de fevereiro para o Dia das Mulheres, com recorte para o Dia das Mães. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.