Publicidade Local

Programa Nacional de Alimentação Escolar fortalece agricultura familiar de Desterro do Melo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além de garantir produtos de qualidade para a merenda escolar, viabiliza a comercialização dos alimentos  dos agricultores familiares por um preço justo. No município de Desterro do Melo, no Campo das Vertentes, o programa alcançou resultados significativos no fortalecimento da agricultura familiar. Esses avanços resultam de um trabalho conjunto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), prefeitura e agricultores.

O Pnae permite que os agricultores forneçam uma variedade de alimentos, como hortaliças, quitandas, frutas e congelados. Essa iniciativa não só assegura a segurança alimentar e nutricional dos estudantes, mas também fortalece a economia local.

“Além de oferecermos um alimento de boa qualidade para os alunos, percebemos que o dinheiro empregado nessas compras permanece no município e complementa a renda de agricultores familiares”, diz a secretária municipal de Agricultura, Nathália Tafuri.

Para os produtores, a participação no programa tem sido um diferencial. A renda obtida por meio do Pnae auxilia no aumento e na diversificação da produção, além de contribuir para a estabilidade financeira. O agricultor Luiz Paulo Ferreira fornece às escolas uma variedade de alimentos, como frutas, feijão, mandioca e pasta de alho.

“A participação no Pnae agregou valor à minha produção, sabemos que é quase uma venda garantida e estamos sempre participando e ajudando a divulgar”, relata o produtor.

A Emater-MG orienta 22 produtores inseridos no programa. Esse acompanhamento é essencial para que os agricultores se adequem às exigências do Pnae, como a qualidade dos alimentos e a regularidade nas entregas. A extensionista de Bem-estar Social da Emater-MG, Karla Renata da Silva, ressalta a importância dessa proximidade com os produtores. 

“A parceria entre a Emater e os agricultores é fundamental para o andamento do trabalho. Estamos sempre estreitando os laços para garantir a confiança no atendimento de suas demandas”.

Em Desterro do Melo, o programa também tem sido uma oportunidade para muitas mulheres que buscam uma fonte de renda. A Emater-MG tem buscado incentivá-las cada vez mais. Antes do Pnae, muitas dessas mulheres já contribuíam para a produção agrícola familiar, mas suas atividades nem sempre eram valorizadas.

Eva Ferreira é quitandeira e exemplo de mulher que alcançou estabilidade financeira no meio rural. Ela relata que foi por meio da Emater-MG que conseguiu entrar no programa e, com ajuda dos técnicos, foi um processo simples. A produtora afirma que o programa ajudou na valorização de seu trabalho e na melhoria da renda familiar.

Pnae

O programa oferece alimentos de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública.

A lei que regulamenta o Pnae estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos estados e municípios pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

A parceria entre a Emater-MG e as prefeituras é fundamental para a transformação desta política pública em benefícios concretos para a sociedade.

Fonte Agência Minas

Destaques do dia

Os mistérios do amanhã

Sirlene Cristina Aliane   Quando vejo uma Árvore sem as folhas, Árvore sem os frutos, Pensar na primavera Me enche de esperança, Novamente renascem, A