Aconteceu na sexta-feira (7) a cerimônia de conclusão do Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS II 2024) da 13ª Região da Polícia Militar. No total, foram 74 policiais militares que receberam a insígnia de 3º Sargento e o distintivo do curso.
O evento contou com a participação de autoridades civis e militares de Barbacena e região. O curso, que teve início em agosto do último ano, contou com um rigoroso processo de formação, abrangendo 24 disciplinas voltadas para a Segurança Pública, onde os Sargentos Rodrigo Lara Alves, Vinícius Pablo Lopes Cabral e Juciane Vale de Souza se destacaram como os primeiros colocados da turma.
Durante a solenidade, o paraninfo da turma, Tenente-Coronel Jardel Eduardo da Silva, enfatizou a importância dos valores fundamentais para o desempenho da nova função, como disciplina, resiliência, liderança, ética e justiça. Esses princípios, segundo ele, serão essenciais para os desafios da carreira militar e para a promoção da segurança pública.
O CEFS tem como objetivo aprimorar o preparo dos militares para que possam assumir a liderança de equipes e tomar decisões com assertividade, garantindo um serviço de excelência à sociedade. A capacitação incluiu módulos teóricos e práticos, além de um estágio supervisionado, permitindo que os formandos aplicassem os conhecimentos adquiridos na rotina policial. Na área da 13ª RPM, o curso foi conduzido pela 194ª Companhia de Ensino e Treinamento, em Barbacena, reafirmando o compromisso da instituição com a valorização e qualificação de seus profissionais.