Nos meses de novembro, a Arquidiocese de Mariana realiza atividades de conscientização sobre a importância de ser dizimista. Este ano, as atividades foram realizadas em diversas paróquias da Região Pastoral Mariana Sul, inclusive de Barbacena.
A campanha tem o objetivo de demonstrar como ser dizimista é ser evangelizador. Para a continuação dos trabalhos, as igrejas necessitam das contribuições dos fiéis.
Segundo Eva Alinéia, coordenadora regional, “os agentes da pastoral precisam ser motivados em seu trabalho junto aos dizimistas. E estes precisam entender o quanto contribuem com a evangelização através do seu compromisso com nossas paróquias. Tudo o que podemos fazer hoje, desde formações a uma simples entrega de um bombom ao final das celebrações, vem do dízimo”.
Em Barbacena, foram realizadas ações nas seguintes paróquias:
- Paróquia de Nossa Senhora da Assunção: realizou sorteios para os dizimistas, plantões para sanar dúvidas e distribuição de guloseimas no fim das celebrações. A Comunidade de São Sebastião, em Campolide, exibiu cartazes informativos e distribuiu pãezinhos abençoados.
- Paróquia Bom Pastor: realizou distribuição de sementes de girassol, símbolos de crescimento como cristãos solidários. Houve uma celebração no dia 29 de novembro incentivando a prática do dízimo.
- Paróquia Nossa Senhora da Piedade: houve distribuição de camisas, doces e panfletos informativos. Foram realizados trabalhos de conscientização sobre o dízimo mirim.
- Paróquia São Pedro e São Paulo: realizou o Tríduo do Dízimo. Houve distribuição de doces e de bolo e a realização de sorteios após as celebrações.