O projeto Biblioteca Noturna, da Biblioteca Pública Municipal de Barbacena, realizou um evento com o tema “expressões, comunidades e memórias” entre os dias 05 a 07 de dezembro. O projeto tem o objetivo de abrir a biblioteca durante a noite, para que pessoas que trabalham durante o dia também possam frequentá-la.
Na quinta-feira (05), a noite começou com a apresentação do Grupo Britos, seguida pela oficina de Meepelogia – Boardgames, com Douglas Heleno. Houve ainda jogos de RPG e Boardgames.
A sexta-feira (06) contou com apresentação musical do Prof. Helder Puiatti, com a exposição “Em algum lugar da memória”, do artista Rodrigo Lozasso, e com uma palestra de José Maurício dos Santos Júnior sobre “Patrimônio Histórico-Cultural e Políticas de Preservação”.
Já no sábado (07), houve a Exposição de Miniaturas, Colecionismo e ActionFigures, organizada pelo Grupo de Colecionadores de Barbacena.
Essa edição da Biblioteca Noturna teve o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura e as memórias das comunidades locais. Além disso, o evento reforça o papel central da Biblioteca Pública Municipal como centro de difusão cultural na cidade.