BRIGADEIRO ANDRÉ LUIZ – Na noite do dia 25, a Câmara Municipal de Barbacena fez do atual comandante, Brigadeiro do Ar, André Luiz Cidadão Honorário da cidade. A iniciativa foi do vereador e Presidente da Câmara, Ewerton José Duarte Horta Junior, cumprindo assim uma praxe de muitos anos. A saudação coube ao vereador Odair Ferreira, que com propriedade e eloquência enumerou a trajetória brilhante do homenageado, distinguido com várias condecorações, inclusive na Europa. Cercado de amigos, entre os quais dois professores; Geraldo Fonseca e Lucília Allevato, o Brigadeiro André Luiz mostrou gratidão pela honraria ao dizer ser a mesma um exemplo para a comunidade escolar da qual é o atual comandante.
VISITAS
NA EPCAR – Na condição de ex-aluno da Epcar, o desembargador Doorgal Borges de Andrada visitou o comando da Epcar, sendo recebido para almoço pelo Brigadeiro André Luiz e também o Cel. Nogueira e o Maj. Sérgio, Além da corddialidade que sempre são distinguidos os ex-alunos, ganhou contorno as lembranças dos tempos de estudantes e dos esportes praticado pelo seleto grupo. Na ocasião foi ofericido ao anfitrião um exemplar do livro”Barbacena ontem e Hoje” de autoria do desembargador.
NO CORPO DE BOMBEIROS – Com agenda na cidade, na tarde do dia 28, o desembargador Doorgal Borges de Andrada visitou a Unidade do Corpo de Bombeiros. Foi recepcinado pelo comandante Major BO Ronaldo acompanhado do Capitão BO Cunha. O Major Ronaldo foi agraciado com um exemplar do livro “Barbacena ontem e hoje”. No final do dia, o desembargador recebeu a visita do advogado, membro da ABL e editor do Barbacenaonline, Ricardo Salim para trativas sobre cultura e a entrega de um exemplar do Anuário da ABL/2024
UMA TRAJETÓRIA DE DEDICAÇÃO AO PODER LEGISLATIVO – Em 2025, a eficiente Maria Aparecida Elias de Paula ( Foto), a conhecida Parê vai completar 40 anos como funcionária Pública, lotada na Câmara Municipal de Barbacena.
Seu primeiro dia, que ela lembra com emoção contida, foi pegar na vassoura e outros componentes de limpeza para deixar a dita “Casa do Povo” limpa para a rotina, quase sempre movimentada. Foi no ano de 1985 que a pequena Parê, aprovada no concurso promovido pela administração do professor Lídio Nusca começou sua vida profissional. Atenta ao colegiado de colegas da administração da Câmara procurou se qualificar, fazendo com sacrifício, o “Curso de datilografia” – era a datilografia e o papel carbono que registrava as leis, ofícios e toda a burocracia da casa. Teve a felicidade de, ao ser diplomada no curso, ter como paraninfo o vereador José Arthur Sad, que num gesto de valorização inerente à família Sad a levou para a Secretaria na função de auxiliar. Enfrentou muitas barreiras para atuar na nova função, visto que de um modo geral, no dito “serviço público” não havia muita sintonia, como dizem: “a máquina é pesada”, atualmente está mais leve, a tecnologia e a sistematização avança, lenta mais avança.
Com o passar do tempo, tornou-se assistente legislativa, responsável pelo trabalho direto de assessoria aos vereadores em comissões, reuniões e elaboração de leis, trabalho muito burocrático, tendo como prioridade a observância das leis, implicações e normas. Em 2014, estando na Presidência da Câmara o vereador Amarílio de Andrade, ela foi promovida como “Diretora Geral” da casa, então com 29 anos de trabalho.
Tímida, retraída, mas extremamente competente, em todas as oportunidades que tivemos a oportunidade de atuarmos juntos, sempre com boa vontade, ética e até mesmo uma dose de alegria, visto às dificuldades de organizar um evento, uma recepção etc. Ao longo dos últimos 10 anos, presenciou muitas homenagens, distinção do poder legislativo à sociedade como um todo. Mesmo tendo conquistado respeito e admiração de muitos, nunca foi lembrada pela sua capacidade de gerenciar a casa. Mesmo não estando na função, ela é a pessoa certa para todas as dúvidas, questionamentos e orientações, não só dos vereadores, mas das assessorias e até mesmo do Executivo. Muito se ouve: “pergunte a Parê!”