Faltando poucos dias para a Black Friday, os lojistas correm contra o tempo para atrair clientes e potencializar ao máximo um dos eventos de compras mais esperados do ano. Segundo a Fecomércio MG, 46,5% das empresas do estado pretendem participar da data. Porém, é preciso planejamento para não transformar a oportunidade em frustração. Para ajudar os comerciantes, a especialista em varejo e docente do Senac em Barbacena, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Ângela Santos oferece dicas valiosas. “Na reta final, mesmo na última semana, é essencial aquecer o público com campanhas de pré-Black Friday. Ofertas antecipadas geram o sentimento de contagem regressiva, podem despertar o interesse dos clientes e criar uma lista de potenciais compradores. Redes sociais, e-mails e anúncios pagos são ótimos aliados para lembrar o público das promoções que estão por vir”, destaca Ângela.
Além da divulgação, a logística não pode ser negligenciada. Segundo a especialista, “o estoque precisa ser revisado para garantir que os produtos mais procurados estejam disponíveis. Nada desanima mais o cliente do que não encontrar o item desejado”.
Outro ponto crucial é a preparação da equipe. “Todos os vendedores devem estar bem informados sobre as promoções e políticas da loja. Assim, mal-entendidos são evitados para oferecer um atendimento ágil e consistente”, reforça.
Ângela Santos também alerta para erros que podem prejudicar as vendas:
- Falta de transparência: “Transparência é fundamental. Se o consumidor perceber qualquer tentativa de manipulação nos preços ou das promoções, a confiança na marca será perdida”, enfatiza.
- Desconhecer o produto ou políticas da loja: “O vendedor deve conhecer bem os itens que comercializa e as condições de pagamento para orientar o cliente corretamente.”
- Prometer o que não está disponível: “Produtos amplamente divulgados, mas indisponíveis, causam frustração.”
O diferencial está no atendimento
Além de preparar a operação, Ângela lembra que o atendimento pode ser o maior trunfo do lojista: “Na última semana, já organize o fluxo pensando no aumento de clientes. Superar as expectativas do consumidor com atenção e agilidade é a chave para fidelizá-lo”.
Seguindo essas estratégias, os lojistas se preparam para conseguir não apenas um bom desempenho nas vendas durante a Black Friday, mas também construir uma base de clientes satisfeitos para o futuro.
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