Publicidade Local

Os desafios da vida são batalhas diárias! Mas, nós venceremos pela EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA!

Marcela da Paz
Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Barbacena

Eu faço parte de uma família de educadores. A minha mãe, no final da infância e início da adolescência trabalhou em casa de família. – Eu destaco, o meu respeito à profissão de empregadas domésticas, infelizmente, nem sempre respeitadas e valorizada economicamente -.

A minha avó materna, que não concluiu os estudos, mas sabia da importância da escola procurou bolsa de escolar para a minha mãe e as minhas tias. Minha mãe se formou no magistério e ingressou em universidade pública federal. Com muita luta, já criando as filhas sozinha, a minha mãe passou em dois concursos públicos e agora é aposentada como professora e como pedagoga. Eu tenho outros familiares maternos atuando nas diversas áreas da educação.

Infelizmente, sob o manto de uma suposta meritocracia, cujo pensamento é que com esforço todos conseguem um bom espaço de trabalho, muitas pessoas são erroneamente acusadas de não terem batalhado o suficiente para conseguir um bom emprego.

A realidade não é assim. Vamos ver os custos de locomoção para se chegar à escola e à universidade, valor de cópias, cadernos, lanches, almoços. Muitas pessoas ajudam os pais ou os pais ajudam ou filhos e netos. A realidade financeira é difícil para muita gente. Eu destaco este aspecto para ninguém utilizar poucas pessoas de sucesso como exemplos, como se estes profissionais fossem a regra e, não, lamentavelmente, a exceção de quem conseguiu superar as dificuldades.

Mas, ainda, assim, eu como professora que acredita em um princípio construtivista e humanizador no ensino, em uma ação integrada entre escola, alunos e comunidade familiar, quero reforçar a educação como a forma de transformação das pessoas. Eu parabenizo aos meus colegas professores da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Barbacena, e a tantos docentes que fizeram uma diferença enorme na minha vida escolar.

E a você leitor, o meu incentivo, estude! Hoje temos universidades públicas federais, estaduais, municipais, fundacionais gratuitas, instituições de ensino superior particulares, programas governamentais de bolsas. Procure a prefeitura da sua cidade, conheça os programas de apoio ao transporte escolar, cursinhos populares…

A luta é grande e eu sei que não é fácil. Mas, a batalha se vence em conjunto!

Prof.ª Dra. Marcela da Paz

Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Barbacena

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

[better-ads type=”campaign” banner=”28575″ campaign=”63078″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”0″ lazy-load=””]

[better-ads type=”campaign” banner=”28575″ campaign=”29223″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”0″]

Destaques do dia

Você já ouviu falar sobre: NEOQEAV?

Francisco de Santana   Eu estava remexendo hoje numa pasta escolar de quando estudava Comunicação Social – Jornalismo na cidade de Ubá, e encontrei ainda

O que vem a ser o Divórcio Cinza?

Maria Solange Lucindo Magno   É um fenômeno que vem ocorrendo com grande frequência e tem chamado a atenção de especialistas, pois cada vez mais