Depois de uma mesa redonda neste sábado (19), no Campus Barbacena do IF Sudeste, o Agronegócio de Barbacena e região viu-se mais fortalecido. A mesa redonda trouxe como tema “O potencial do agronegócio no município de Barbacena, as perspectivas do mercado de trabalho para o profissional do segmento agropecuário e a importância do ensino agrícola para o desenvolvimento da região”.
Por meio do Sebrae/SENAR serão 39 vagas para produtores de hortifrutigranjeiros que busquem o aperfeiçoamento da gestão da propriedade rural, de forma gratuita. É um programa que busca organizar e gerar resultados econômicos na propriedade rural e é considerado um grande avanço pelos produtores rurais. As etapas são o diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão e capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia com visitas mensais do técnico de campo.
Segundo Luciano Alencar, produtor rural e técnico em agropecuária, os objetivos são a Sustentabilidade ambiental, econômica, social e profissional; Tecnologias inovadoras (Agricultura de Precisão, Pegada de água e de carbono, ISA); Foco no calendário sazonal de cada cadeia; Assistência Técnica e Gerencial individualizada; Foco no processo sucessório e bem-estar da família; Acompanhamento periódico dos resultados; e Capacitação continuada do produtor rural. Luciano, que também é Advogado, apresentou o estudo pelo Sindicato Rural/Senar e Liga dos Homens do Trabalho.
A iniciativa da mesa redonda foi da Coordenação do curso de Agronomia do IF Sudeste, numa ação conjunta do Sindicato Rural de Barbacena, Liga dos Homens do trabalho e vereadores que vão integrar a futura Frente Parlamentar Agropecuária de Barbacena.
⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização.
Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: