Pauta em prosa, verso em trova (volume 110)

JGHeleno*

 

A palavra recordação, fala, em sua própria estrutura, de coração (cord é o radical da palavra que, em latim, significa coração). Coração é sentimento. E sentimento é um dos grandes alimentadores da arte, em especial, da arte lírica.

Ouvi, há anos, de um amigo, ao iniciar uma palestra: Tenho ótimas lembranças; mas saudade eu não sinto. Desde então, me pergunto o que distingue um sentimento do outro? Ou trata-se apenas de uma idiossincrasia? Tempos depois (2019), ouvi uma canção de um amigo que também não via desde alguns anos. De certa maneira, falava de saudade… Ou de boas lembranças? … Ou de algo tão particular, que é só dele?

Convido vocês a ouvirem – no Youtube – essa canção de Daltony Nóbrega. (poeta, compositor, violonista, arranjador, roteirista, tradutor, nascido em Juiz de Fora).  Trata-se de uma canção em homenagem aos formandos de Letras  de 1969 na UFJF, turma da qual Daltony e eu participávamos. A música tem como título ENCONTRO (13.034 visualizações até a data de hoje). Deixo que cada um leia com seus próprios sentimentos, sem os meus palpites, pois não estou conseguindo fazer, ao mesmo tempo, o papel de crítico e o papel de leitor. É provável que meu sentimento seja de saudade, e não de simples lembrança. O que você acha? Meu envolvimento subjetivo traz sombra sobre o enfoque crítico.

 

“Encontro (letra de Daltony)

 

Tudo o que eu queria agora era estar aqui,

com quem partilhou comigo o tempo de crescer,

tempo de sonhar, tempo de aprender,

tempo de inventar um mundo.

 

Já estava ali, bem perto, o tempo de cumprir

o destino incerto de quem quer se encontrar,

quer se descobrir, quer realizar

e, talvez, fincar raízes.

 

Fomos conhecendo

as dores e os espinhos,

mas também as flores do caminho,

e agora, que vencemos

as pedras e os perigos,

podemos festejar a vida, o encontro e os amigos”.

—x—x—x—-x—–x—–x

Para terminar em trova:

 

Não tendo o passado agora,

eu só vou lá em  lembrança;

se, no presente, ele aflora,

é a saudade que avança.

 

 

* ABL, AJL, LEIAJF, UBPA, UBT

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais