A palavra confiança nos fala sobre a credibilidade ou conceito positivo que se tem a respeito de alguém ou de algo. Ela ainda se relaciona ao sentimento de segurança, à crença de que algo não falhará, às expectativas de algo se tornar realidade.
Mas quando perdemos a confiança, tal como a metáfora da jarra que se quebra e que nunca mais será a mesma, mesmo que colemos os pedaços, a confiança também é assim.
A perda da confiança também nos coloca num lugar de luto e passamos por todas as suas fases: a de negação, a de raiva, a de barganha, a de depressão e também a de aceitação.
Sofremos um absurdo porque havíamos depositado naquela pessoa todo o nosso amor, a nossa confiança e a nossa vida, embora seja um erro que cometemos sem perceber.
Mas precisamos entender que as pessoas possuem suas individualidades, crenças e livre arbítrio. Não conseguimos decifrar o que se passa dentro das mentes e dos corações das outras pessoas. Precisamos entender também sobre o lugar que ocupo nesta história, me desvencilhar do sentimento de que não existiremos sem aquela pessoa e que a vida segue, reservando novas experiências. Mas cuidado para não cometer o mesmo erro! As pessoas sempre dão dicas. Observe, com cuidado, seus comportamentos.
Mas antes de confiar em outra pessoa novamente, empregue seu tempo conhecendo a si próprio. Identifique suas vontades, sonhos e desejos. Esclareça o que ‘sim’, o que ‘talvez’ e o que ‘não’ quer para a sua vida.
Cure-se das feridas e as entenda como aprendizado. Ame sem medida, mas guarde o amor total para si mesmo. Não se ama outra pessoa antes de nos amarmos de verdade. Além disso, siga sua vida. Você é muito mais importante do que qualquer escolha que os outros fazem por você ou contra você.
Valeska Magierek – Neuropsicóloga
@amadesenvolvimento
⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização.
Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: