A expectativa era grande, afinal de contas o Banquete do Imperador movimentou a sociedade barbacenense. Para os amantes da gastronomia como eu, logo já pensei, vale uma boa resenha. A ambientação dos salões do hotel Grogotó na temática da noite já transportava os convidados para o que seria uma experiência digna da Monarquia.
No menu, uma releitura assinada pelo chef Ronie Peterson. Os aperitivos: Rissoles com recheios de ostras e pequenos espetos de fígado de pato e presunto acompanhados de ponche à moda russa, encantaram.
Na condução dos trabalhos, o Chef Ronie Peterson discursou brilhantemente sobre o que poderíamos esperar da noite e seguiu explicando os pratos Canja a moda brasileira (prato preferido de D. Pedro II), Garoupa à moda holandesa com aspargos no parmesão.
Os pratos principais foram um espetáculo à parte: Codorna ao molho madeira trufado e Filé bovino ao molho madeira com maionese à moda Sanatório. A maionese foi uma homenagem ao Sanatório de Barbacena. Fechando com a sobremesa preferida do imperador: Pudim de gabinete.
Um banquete à luz de velas onde havia tanta história ali, feito em um dos locais mais tradicionais de Barbacena, já seria sinônimo de sucesso. Fomos surpreendidos pelo artista Luciomar, modelando ao vivo a face do Imperador Pedro II.
Minha escolha? sem sombra de dúvida o peixe (garoupa a moda holandesa com aspargos no parmesão).
Tudo em perfeita harmonia com a carta de vinhos da noite. A música ficou por conta da cantora Maria Eduarda que entoou clássicos em francês. O banquete encerrou a programação do 28º Congresso Brasileiro de História da Medicina e, na minha humilde opinião, não poderiam ter escolhido maneira melhor de promover este encerramento. A junção da história com a gastronomia promoveu, sem sombra de dúvidas, uma das melhores experiências gastronômicas que já vivi. Aplausos ao Dr. Jairo Toledo pelo congresso e ao amigo Edson Brandão. (Flavinha Siqueira)
O Banquete do Imperador
Alguns cliques…
⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização.
Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: