Publicidade Local

Hospital de Barbacena realiza cirurgia bariátrica pelo SUS. Paciente aguardava há pelo menos 5 anos

O Hospital Ibiapaba CEBAMS iniciou a realização  de cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde. O procedimento foi realizado na terça-feira (16) em uma paciente de Barbacena que aguardava há pelo menos 5 anos.

Com duração de aproximadamente 50 minutos, a cirurgia foi conduzida pela médica cirurgiã do aparelho digestivo, Priscila Rizutti, sendo realizada por videolaparoscopia. Minimamente invasiva, a paciente recebeu alta na quarta-feira (17).

Para a cirurgia via SUS, o paciente é encaminhado pela Secretaria de Saúde de Barbacena ao Hospital, que faz todo o acompanhamento e preparação do paciente antes do procedimento.

Uma equipe multidisciplinar, que inclui profissionais de nutrição, psicologia,  endocrinologia e a cirurgia, acompanha os pacient4es que também são submetidos a uma série de exames. “Sempre reitero com os pacientes que passam pelo atendimento o privilégio que é receber o atendimento em Barbacena, estar no serviço do Hospital Ibiapaba CEBAMS e não ter necessidade de sair da cidade. No nosso serviço conseguimos atender a todo o processo dentro do Hospital e de maneira individualizada, conforme as necessidades de cada paciente. Além disso, com a parceria entre Prefeitura de Barbacena, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital, há um longo acompanhamento do paciente no pré e pós-operatório. Um exemplo é a paciente operada, que continua sob nosso acompanhamento e poderemos acompanhar a transformação na sua vida”.

A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave. Ela é conhecida popularmente como “redução do estômago” porque muda a forma original do órgão e reduz sua capacidade de receber alimentos, dificultando a absorção de um número exagerado de calorias.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, cerca de 60 pessoas aguardam na fila do SUS para a realização do procedimento que não era realizado em Barbacena.

Equipe participante do procedimento pioneiro. Da esquerda à direita: o médico anestesiologista Dr. Maurício Silva; a enfermeira Viviane Araújo, Dr. Bruno D’Alessandro, Dra. Priscila Rizutti, Dr. Victor Cangussu, a instrumentadora Maria Eduarda Sabino, Dra. Ana Beatriz Castello Branco, o instrumentador Bráulio Ferreira. Imagem: Ricardo Rios/SECOM/HIC.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

[better-ads type=”campaign” banner=”28575″ campaign=”63078″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”0″ lazy-load=””]

[better-ads type=”campaign” banner=”28575″ campaign=”29223″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”0″]

Destaques do dia

A Páscoa e suas lições

Francisco de Santana   Apavorante é me lembrar daquele julgamento covarde , ignóbil, ambicioso e fanático  que levou ao sacrifício de Jesus Cristo. Ainda me

Celebrar a Páscoa

Sirlene Cristina Aliane   A celebração da Páscoa Significa redenção,Superação de obstáculos,Um tempo de graças,Um tempo de glórias,A esperança de umNova era comA vitória da

Outono, eu te amo ou repudio?

Maria Solange Lucindo Magno Ah, o outono! Ele chega de mansinho, tímido E aos poucos vai se impondo. Temperaturas amenas, ventos marcantes, e por vez