A assinatura do novo contrato de concessão da BR-040, trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, foi adiada. O ato estava marcado para o dia 04 de julho, mas uma liminar da 4ª Vara Federal de Brasília suspendeu a assinatura. A Via 040, atual concessionária responsável pelo trecho, entrou com um pedido de liminar alegando que “a União realizou novo leilão sem prever, no edital, a necessidade de pagamento de outorga pela nova concessionária, adotando apenas o critério de menor preço da tarifa”.
O leilão aconteceu no mês de abril na Bolsa de Valores de São Paulo, sendo o Consórcio Infraestrutura MG o vencedor. No pedido de liminar, a Via 040, atual concessionária da BR, alega que a União realizou novo leilão sem prever, no edital, a necessidade de pagamento de outorga pela nova concessionária, adotando apenas o critério de menor preço da tarifa. A União e a ANTT vão recorrer da decisão.
Desde 2014 a Via 040 era responsável pelo trecho da BR-040 entre Juiz de Fora e Brasília desde 2014. Três anos depois, a concessionária oficializou o pedido para devolver, de forma amigável, a concessão para o Governo Federal.
Até que outra empresa assuma, a Via 040 é obrigada a manter as atividades. De acordo com a nova licitação, o valor da tarifa de pedágio pode chegar a quase R$14.
Fonte: Itatiaia
⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização.
Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:
[better-ads type=”campaign” banner=”28575″ campaign=”63078″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”0″ lazy-load=””]
[better-ads type=”campaign” banner=”28575″ campaign=”29223″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”0″]