Mãe é o primeiro amor concedido a qualquer ser humano, na condição de filho. Amor de filho é um sentimento diferenciado, indescritível.
Mãe pode tudo e não precisa fazer nada pra ser querida. Abandono de mãe é coisa que doi fundo na alma e não se supera, amor de mãe é coisa que não se mede e nem se compara. Na literatura, nas artes e na música, mãe sempre foi inspiração. Elas são descritas como trilha, trilhas que iluminam e orientam para a vida! E os filhos sempre, em qualquer momento de suas vidas, nas alegrias e dores, em primeiro lugar evocam a figura materna. A satisfação e o sofrimento das mães são unicos sejam os filhos bem sucedidos, éticos ou contraventores, sábios ou não. Minha mãe, humilde, cantava a valsa de Herivelto Martins e David Nasser, imortalizada na voz de Agnaldo Timóteo “Mamãe”. A obra de dom Ramón Angel Jara, bispo de La Serena é mais que uma poesia, é uma oração e a obra cinematográfica “Oração para Bobby” mostra a trágica trajetória de Mary Griffith, a mãe que rejeitou o filho, mas que se redimiu.
Neste instante, em que se comemora o Dia das Mães, todas são merecedoras de minha homenagem. Escolhi, para representá-las a “Mãe Militar” com quatro bravas guerreiras. Não é nada fácil gerenciar as relações domésticas o dia a dia do lar, não esquecendo dos cuidados pessoais e das responsabilidades profissionais determinados pela rígida disciplina militar e, ao mesmo tempo exercer a deliciosa tarefa de ser mãe. Parabéns a todas as mães!
Ten. Kênia Costa
Há 7 anos na Força Aérea Brasileira como Ten.Enfermeira. Mineira de Belo Horizonte, formada em Artes Cênicas e Enfermagem. Mestre em Medicina Preventiva/Social e Doutora em Saúde Pública. Apaixonada por Artes, pesquisadora em Teatro Musical e atua como atriz nas montagens premiadas “Nas Ondas do Rádio” “Lampiãozinho e Maria Bonitinha”. Conseguiu unir o lúdico a Arte do Cuidar, especializando em Enfermagem Sanitarista, onde iniciou sua carreira na Atenção Primária à Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte no ano de 2006. Ela chegou em Barbacena em abril de 2018, quando ingressou como Enfermeira Oficial da Força Aérea Brasileira, no GSAU BQ/EPCAR. Mãe de Sofia Costa Pirajá e Samuel Costa Pirajá.
Ten Camilla Augusta Santos Silva.
Há 20 anos é policial militar, formou-se soldado em 2005. Em 2006 concluiu o Curso de Formação de Sargentos e em 2016 concluiu o Curso de Formação de Oficiais. É bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Penal e Processual Penal. Atuou nos municípios de Lavras, Varginha, Belo Horizonte, São João del Rei, Tiradentes e Barbacena, exercendo funções administras e operacionais. Atualmente é Chefe de Curso na 194° Companhia de Ensino e Treinamento, responsável pela formação de Soldados e Sargentos na 13° RPM Mãe da Lis Maria, de 4 anos. Casada com o Ten. Leonardo Inácio, do Corpo de Bombeiros
Ten.Cel. Suria Salazar
Há 25 anos na Força Aérea, natural de Barbacena. Foi do Quadro de Saúde temporário como Oficial Dentista e no Quadro de Saúde de carreira a partir de 2003.Para sua alegria, serviu na Epcar no ano de 2007 e depois transferida para o Ciaar. Atualmente serve no Grupo de Saúde de Lagoa Santa (GSAU-LS). É casada com o médico André Lopes Salazar e mãe de Davi 14 anos, Pedro 10 anos e Lucca 7 anos ( Foto acervo pessoal)
Ten. Lidiane de Cássia Fortes Mendes
Há 9 anos na Polícia na carreira que começou em 2011 na Polícia Penal. Em 2015 foi aprovada no Curso de Formação de Oficiais da a Polícia Militar de Minas em um concurso extremamente difícil com pouquíssimas vagas femininas. Natural de Barbacena é filha de pai militar músico e a vivência do cotidiano policial militar fez crescer em mim uma incomensurável admiração pela Polícia Militar. É formada em Direito com especialização em “Ciências Penais”, exercendo a advocacia por alguns anos. Para sua felicidade é casada com o Ten.Cel. Ricardo Borges e encara a vida militar como uma missão, missão de vida. É mãe de Maria Valentina.
Fotos da talentosa Isabela Lobato em parceria com o Borges, que não é mãe militar, mas é casada com o qualificado Capitão Márcio Lúcio Oliveira, minha gratidão
⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização.
Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:
[better-ads type=”campaign” banner=”28575″ campaign=”63078″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”0″ lazy-load=””]
[better-ads type=”campaign” banner=”28575″ campaign=”29223″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”0″]