O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena abriu as inscrições para o XII Simpósio de Pesquisa e Inovação, evento que será gratuito, aberto ao público e contará com mesas redondas, palestras e apresentações de trabalhos. O Simpósio é realizado pela Diretoria de Pesquisa Inovação e Pós-graduação do Campus Barbacena, em comemoração aos 113 anos do IF Sudeste MG – Campus Barbacena. Além disso, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023, que este ano tem como tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável.” Aqueles que quiserem se inscrever, devem acessar o https://www.even3.com.br/xii-spi-ifsudestemg-campus-barbacena/ e terão direito à certificação (quanto para participantes, quanto para ouvintes que registrarem a presença).
O evento terá início no dia 06 de novembro, às 18h30, no auditório II. A abertura ficará por conta do Professor Doutor Jeferson Moreto, da Universidade de São Paulo (USP), abordando o tema “Pesquisa básica: a pesquisa fundamental. Um olhar sobre a engenharia de materiais”. Para os interessados em acompanhar de forma online, haverá a transmissão pela plataforma do Youtube, no canal do IF Sudeste – Campus Barbacena.
O evento segue no dia 09 de novembro, no mesmo local, de 8h30 às 12h, com a apresentação de trabalhos submetidos ao Simpósio. Às 14h30, terá a Mesa Redonda com com os palestrantes Eder José Saconni (IFSP), Maria Edinice Rodrigues (Emater), Celso Luiz (IF Sudeste MG – Campus São João Del Rei) e José Ricardo Osólio (Apaqs) abordando o tema “Indicações Geográficas: Valorização Coletiva”.
No dia 10 de novembro, acontecerá outra Mesa Redonda, a partir das 9h30, com o tema “Gerações na Pesquisa Científica”. Essa, será ministrada por Rita de Cássia (UFV), Júnia Maria (IF Sudeste MG – Campus Barbacena), Julia Silva (Egressa do IF Sudeste MG e doutoranda da UFV). Já no período da tarde, de 13h às 16h30 acontecerá a apresentação de trabalhos submetidos ao Simpósio.
Dentro da programação, haverá a participação de estudantes de diversos Campus do IF, como Juiz de Fora, Rio Pomba e Manhuaçu, com apresentação de trabalhos que serão avaliados pelo Comitê Externo do CNPq. Os trabalhos apresentados nas sessões temáticas serão avaliados por uma comissão e os melhores receberão Menções Honrosas.
Segundo a Fabianne Magalhães Girardin Pimentel Furtado, professora e Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Campus Barbacena, o objetivo do Simpósio é “divulgar e consolidar as atividades de pesquisa e inovação por meio da apresentação de resultados de projetos de pesquisa e inovação, fomentando o intercâmbio de experiências entre orientadores, coorientadores, colaboradores e estudantes”.
⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização.
Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: