O Município de Barbacena baixou um decreto neste domingo (10) colocando a cidade sob a onda vermelha e criando normas bastante rígidas quanto ao funcionamento do comércio. Após a publicação da matéria no Portal Barbacena Online, nossa redação recebeu várias mensagens questionando o que pode funcionar enquanto a cidade estiver na onda vermelha.
O programa Minas Consciente dividiu as restrições em três ondas: verde, amarela e vermelha. A onda vermelha é a mais restritiva do Minas Consciente e somente os serviços considerados essenciais são autorizados a funcionar:
– Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência (atenção, porque o decreto municipal criou outras restrições. Assim, restaurantes e lanchonetes somente em serviço de delivery ou para retirada no balcão);
– Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
– Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
– Serviços de ambulantes de alimentação (o decreto municipal criou restrições e vedou este funcionamento);
– Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
– Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito (atenção para as restrições que estão previstas no decreto municipal);
– Vigilância e segurança privada;
– Serviços de reparo e manutenção;
– Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
– Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
– Construção civil e obras de infraestrutura;
– Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
ATUALIZADA ÀS 10h24 de segunda-feira (11): Segundo interpretação da Prefeitura de Barbacena, as lojas poderão funcionar desde que mantenham os protocolos de higienização. Um exemplo formalizado pelo Prefeito Carlos Du, em entrevista à Rádio Sucesso FM, uma loja de sapatos pode funcionar desde que entregue o produto na sua entrada, evitando que o consumidor adentre a loja, como se fosse o sistema delivery.
LEIA TAMBÉM:
https://barbacenaonline.com.br/protocolos-rigidos-colocam-barbacena-proxima-ao-lockdown/