• 18ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Museu Regional realiza lives sobre diversidade religiosa

    Nos dias 18 e 20 de maio, o Museu Regional de São João del-Rei fará um ciclo de debates online, com transmissão ao vivo, sobre o tema “Reflexões Sobre o Objeto Devocional em Museus”, dando continuação a programação da 18ª Semana Nacional de Museus.

    No primeiro dia, segunda-feira (18), a partir das 19h, terá a live “Proseando sobre o objeto devocional musealizado”, com a participação do historiador e coordenador do curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Prof. Dr. Jezulino Lúcio Mendes Braga, e do arquiteto, museólogo e diretor do Museu de Arte da Sacra de Paraty, Me. Julio Cezar Neto Dantas.

    Já no segundo dia, quarta-feira (20), também às 19h, terá a live “Oratórios Domésticos: devoção e arte em Minas Gerais”, com o historiador e mestrando em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Lucas Rodrigues, que irá abordar a posição destas peças na história, cultura e religiosidade do estado e sua ressignificação a partir do momento em que se tornam objetos musealizados.

    As transmissões serão feitas pela página do Museu Regional no Facebook e as lives serão apresentadas e mediadas pela diretora do Museu Regional de São João del-Rei, Eliane Marchesine Zanatta. Os expectadores podem participar, enviando perguntas através do sistema de comentários do Facebook. Para ter acesso ao conteúdo, basta acessar o link: https://www.facebook.com/MuseuRegionalDeSaoJoaoDelRei/

    Com a determinação do isolamento social para combater à pandemia do novo Coronavírus, as programações presenciais propostos para a Semana Nacional de Museus foram adaptados para acontecer em ambiente virtual. 

    A 18ª Semana Nacional de Museus tem como tema “Museus para igualdade: diversidade e inclusão” e busca uma reflexão sobre as desigualdades presentes na sociedade e o papel que as instituições museológicas podem desempenhar para discutir e amenizar tais situações. O programa, que acontece anualmente, foi desenvolvido em homenagem ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e incentivado e organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

    O Museu Regional de São João del-Rei foi aberto ao público no ano de 1963. A instituição está instalada em um casarão construído no século 19. O imóvel pertenceu ao comendador João Antônio da Silva Mourão, importante comerciante da cidade. Após alguns anos, o prédio foi tombado pelo IPHAN em 1946. Nos anos seguintes, o local passou por reformas e também neste período o acervo foi montado com peças que remetiam ao cotidiano mineiro dos séculos 18, 19 e 20.