• 13ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • MP Eleitoral investiga possíveis irregularidades na eleição de Barbacena

    O Ministério Público Eleitoral ajuizou uma ação em desfavor do partido Democracia Cristã (DC), em Barbacena, após receber denúncias relacionadas às eleições de 2020. As denúncias apresentam argumentos de uso fraudulento da cota feminina entre os candidatos, no patamar de 30% conforme previsão da legislação eleitoral. Nas eleições de 2020 o partido Democracia Cristã elegeu 2 vereadores, Glauber Milagres e Sandro Heleno, diplomados, empossados e no exercício da vereança desde o dia 1º de janeiro deste ano.

    A denúncia aponta que a candidata Tatiane Mendes Kauffmann não fez campanha pedindo votos para si, mas para outro candidato de seu partido, Fernando Bezerra, que recebeu 116 votos nas urnas. Já Tatiane, recebeu apenas dois votos. A denúncia é acompanhada de diversas imagens de telas do perfil da então candidata, que fez ampla campanha para Fernando Bezerra, que é o presidente do Democracia Cristã, em Barbacena. Tatiane é companheira de Fernando Bezerra e mudou-se para Barbacena há cerca de dois anos, vinda da cidade de Pedro Leopoldo.

    ÁUDIO – Um áudio que circula pelos aplicativos de mensagens tem o vereador eleito, Glauber Milagres, em uma ligação com o candidato a prefeito Wando Robson. O contato telefônico teria ocorrido logo após Glauber tomar conhecimento da ação na justiça eleitoral. Uma das denúncias contra o partido Democracia Cristã partiu de Wando Robson. Ele afirmou ao portal Barbacena Online e à Rádio Sucesso FM que as palavras do vereador foram “em tom de ameaça, postura e descontrole que um parlamentar não deve ter”. Wando registrou um boletim de ocorrência sobre a ligação telefônica que recebeu do vereador Glauber Milagres.

    Os departamentos de jornalismo da Sucesso FM e do Barbacena Online fizeram contato com Glauber Milagres, mas ele preferiu não se manifestar neste momento, dizendo que foi orientado por seus advogados a falar nos próximos dias. A mesma situação também com relação a Fernando Bezerra e Tatiane Kauffmann. Ressaltamos que o espaço está aberto para que se manifestem e tragam os esclarecimentos que entenderem pertinentes.