Morada, Qual é a Tua?

A crônica de Leonardo Lisbôa

O   lugar   mais   seguro   e   confortável   que   sentimos,   seja   ele   qual   for,   é   o   lugar onde   moramos.   Nossa  morada!   A   palavra   por   si   só   nos   remete   à    muralha:   proteção,   fortaleza,    abrigo   contra   perigos   e    intempéries.

Morada   nos    reporta   à    casa.    Casa    de    família.     Seja    a     família     que    for    conforme    o    novo    conceito     pós-moderno.

Nossa    casa    de     família     nos    faz     lembrar    LAR.    Palavra    latina,    cuja    etimologia    é    “ …vem    do    nome    dado    aos    deuses    romanos    protetores    de    um    domicílio,    os    LARES,    que    se     relacionavam    ao    local     onde    era    aceso    o    fogo     para    cozinhar    e    aquecer…     A    palavra    “lar”    em    nosso    idioma    ainda    se    usa    para    “local    onde    se    acende   o   fogo    numa    casa”,    mas    sendo    substituída    por    “lareira””*.     Deve    ser    por    isto    que    o    lugar    mais    aconchegante     para     uma     conversa     ou     “os    causos”     com     familiares,    amigos    e    visitas    íntimas    seja    a    cozinha    –    os    não    tão    íntimos    não    passam     da    sala    de    visita.

O    lar…    A    família    pode    ser    um    grupo    de amigos…    Amigos    que    se     reúnem    para     expressar    a    arte     que    lhes    são     intrínseca:    o     Teatro,     que    representando,     mostra,     como    em     lupa     em     sua     lente     de      aumento,     o    social.     E     foi     assim     que     AFOITA,      grupo     de     teatro,      presenteou     Barbacena    no    Espaço     Rotunda      com      seu     espetáculo     “MORADA”.

A    representação     não     ocorreu     sobre     o     palco,     mas     na     área     da     plateia    que    ocupava    as    laterais.    O    centro,    espaço     espetacular,    trazia     como      cenário    a    cozinha     do     domicílio     de     qualquer     um    que     se     via      representado.     Era     o    lar     de      toda      morada     nossa.     Os     personagens     eram    figuras     paternas,    maternas     e     filiais     –      arquétipos    e     máscaras     de    qualquer     família.     Os     atores,     por    isto,    não    tinham    “papéis”     definidos.     Ocasionalmente    os     figurinos    determinavam     as     “personas”     que      atuavam.     A     roupa     ou     a     seminudez    eram     as    máscaras     usadas    no   teatro.    O    histórico    heleno    dialogou    com    o    contemporâneo.

Luz.    Som.     Objetos.    Tudo      isto     completava     a    narrativa    sinuosa    (não     linear)    encenada:    história    de    pais,      filhos    e     mães.     Eram     evidentes     as      angústias    femininas     diante     do     machismo     opressor.    Queriam,    enquanto    grupo,      afoitar     impondo     o     femismo**    pós-moderno?    O    crítico    faz    a     provocação.

Os    preâmbulos    da      narrativa     inicia-se     com     a      produção    de     uma     receita     de     bolo    –    quer    cena    mais    familiar    e     intimista      que     esta     atitude     carrega       em    si?!

Os    entremeios     prosseguem     com     a     autoridade      paterna     se     fazendo     e     sendo      questionada.     Brincadeiras    infantis     aparecem     entre     irmãos.     Jogos    sexuais    ilustram     a     intimidade    do    casal.     Brigas    e    desencontros    marcam    os     amores     e    os     interesses      sexuais.     Tudo     aquilo     que     é     cotidiano     debaixo     de     um     teto     que    abriga   a     MORADA     de     toda      gente.

E     finalmente     a      plateia      é     convidada     para     tomar     o    café    coado     naquela     cozinha    que    é    de     todos     e     comer     os     pedaços     de      bolo     que      assou       no    forno      enquanto      as      contracenas      aconteciam.

O    espetáculo     foi     trazido     para     o    público     e     para    os     discentes     dos     Cursos       Preparatórios     de     Ator     do    Espaço    Rotunda.     Foi      iniciativa     do      professor    atuante      neste    espaço      com     o     objetivo     de      demonstrar     o     Processo       Colaborativo     de     fazer    teatro     nos    dias     atuais.

Parabenizamos    o    Espaço     Rotunda     com    os     seus sujeitos,     o     grupo     Afoita     e    o      público     que     assistiu     ao      espetáculo       prestigiando     esta     arte.

Barbacena    agradece    por     esta    iluminação    e    inovação    cultural.

*http://origemdapalavra.com.br/pergunta/lar/

**”Ideologia   que   busca   a   inversão   da   lógica    do    patriarcado,    almejando    construir uma    sociedade    matriarcal,     em     que    o     poder     é    exercido     somente     por     mulheres…    Não     confundir     com   o   feminismo,   com   a   doutrina   que   busca   a   igualdade  de  direitos  entre   homens   e  mulheres.  https://www.dicio.com.br/femismo/

Leonardo Lisbôa

Barbacena, 17/04/2018

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NOTA DA REDAÇÃO: Leonardo Lisbôa  é professor da rede pública de ensino de Minas Gerais. Fez sua especialização em História na UFJF e seu mestrado em psicopedagogia na Universidade de Havana, Cuba. Publica textos também no sítio www.recantodasletras.com.br onde mantém duas escrivaninhas (Perfis): o primeiro utilizando o próprio nome ‘Leonardo Lisbôa’ e o segundo o de ‘Poesia na Adega’.  Registro no CNPq: http://lattes.cnpq.br/0006521238764228

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