• 19ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Missas com presença dos fiéis recomeçam na Itália. No Brasil igrejas continuam sem previsão de reabertura

    Na segunda–feira (18), as igrejas na Itália e no Vaticano começaram a ser reabertas para a celebração das Missas com a presença dos fiéis, que ainda devem respeitar as medidas preventivas necessárias para evitar possíveis contágios, como o distanciamento entre os participantes e o uso de máscaras de proteção.

    Este fato não quer dizer que acontecerá o mesmo no Brasil neste momento. De acordo com o Pároco do Santuário de Nossa Senhora da Piedade de Barbacena, Monsenhor Danival Milagres Coelho, a Igreja católica tem respeitado, desde o início da pandemia, tudo aquilo que os profissionais da saúde têm orientado, então qualquer decisão de reabrir as igrejas vai depender do que for determinado pelo Ministério Público e, principalmente, pelas Secretarias de Saúde de cada Estado e Municípios.

    O Pároco também informou que o Arcebispo da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton, fará uma reunião com os Vigários Gerais e com os Vigários Episcopais de Barbacena para discutir sobre esta questão e tentar estabelecer uma previsão de quando será permitida uma flexibilização para reabertura das igrejas na cidade. “Vamos esperar que o Dom Airton e os demais Bispos do Brasil, considerando as informações dadas pelas Secretarias de Saúde de cada Estado e cada Município, possam dar orientações seguras para o nosso povo. A gente sabe que o povo visa grandes expectativas, sente falta da presença nos santuários, nas nossas igrejas. Para nós, padres, também não é fácil celebrar sem a presença física do nosso povo, mas o sacrifício é para todos e para o bem da saúde do nosso povo, nós assumimos esse sacrifício”, concluiu Monsenhor Danival.