• 17ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Minas Gerais apresenta números positivos no controle da proliferação da Covid-19

    De acordo com a Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), até o momento, a média de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Covid-19 em Minas Gerais é de 3% e os pedidos de internação de pacientes com sintomas da doença tem apresentado uma queda nas últimas semanas. As ações de prevenção e combate ao Coronavírus no Estado também têm apresentando resultados positivos no controle da proliferação da doença.

    Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a ocupação de leitos de UTI por pacientes confirmados ou com sintomas da Covid-19 em leitos do SUS está em nível controlado e o número de leitos de enfermaria ocupados na rede hospitalar estadual também se mantém estável. “Temos uma das situações mais bem administradas do país. Isso mostra que as medidas que adotamos surtiram efeito. Estamos trabalhando um protocolo para dar segurança às decisões municipais, sempre tendo como norte os dados colhidos junto à Secretaria Estadual de Saúde”, explicou o governador Romeu Zema.

    Em Barbacena, foram inaugurados no início de abril, 20 leitos para tratamento intensivo, sendo 10 na Santa Casa de Misericórdia e 10 no Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (Imaip). Também estão para serem disponibilizados mais 5 novos leitos no Ibiapaba, que é referência em oncologia e cardiologia, e 6 leitos de UTI no Hospital Regional, mas que ainda depende de uma ação efetiva do Estado.

    O estado apresenta ainda, mais 50 leitos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e outros 1.083 leitos de UTI na rede privada de saúde.

    No último boletim epidemiológico da SES-MG, divulgado nesta segunda-feira (20), Minas Gerais está com 1.189 casos e 41 óbitos confirmados do Coronavírus.