• 1ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Militares da Epcar concluem curso de bombeiros de aeródromo

    Foi realizada na sexta-feira (11) solenidade militar de formatura do curso de Bombeiro de Aeródromo Militar (CBAM).  O curso começou no dia 03 de maio com a finalidade de capacitar 25 militares para atuar em atividades de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios em Aeronaves nos aeródromos militares do Comando da Aeronáutica

    As instruções práticas e teóricas foram lecionadas no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) e também na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro, locais que possuem uma estruturação capaz de adaptar e simular cenários de situações de atuação real.

    Charliston Mcdonald Monjardim Couto, Chefe da Seção Contraincêndio (SCI) e coordenador do curso, explica que a capacitação é fundamental para que os oficiais estejam preparados para diversas situações e motivados para que a atuação possa ser realizada perfeitamente quando acionados. “(…) Acreditamos que os conteúdos desenvolvidos durante o curso, sejam práticos ou teóricos, foram de grande valia para que os militares envolvidos pudessem estar atualizados e aptos para o desenvolvimento das técnicas que lhes foram apresentadas”, afirmou. 

    Homenageado por obter a primeira colocação nas atividades avaliativas realizadas, o Terceiro-Sargento Rafael Eduardo Pereira dos Santos, que já atuou como bombeiro civil, destacou que a capacitação o tornou ainda mais seguro para atuar quando necessário. “Considerando esta formação para bombeiro de aeródromo, o que foi relevante e compensatório para mim foi a vivência com as aeronaves, atividades esta que como bombeiro civil não trabalhamos. Com certeza hoje me sinto um profissional mais completo pois além de aprimorar as técnicas que já tinha, tive esta oportunidade, que considero um privilégio, em participar deste curso e de ter esta oportunidade que a FAB está nos proporcionando, agregando, agora, conhecimentos em aeronaves que, até então, eu desconhecia”, enfatizou o militar.

    O comandante da Epcar, durante a solenidade destacou o empenho e a dedicação de cada aluno, ciente de que os conhecimentos serão fundamentais: “Vocês hoje encerraram um período de capacitação que foi preparado para que cada um esteja confiante e ciente das ações que deverão tomar em caso de um algum acidente em aeródromo. Todas as instruções ministradas, em especial as aulas práticas no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, na Base Aérea dos Afonsos e aqui mesmo na EPCAR, se aproximaram ao máximo de um cenário real que poderão se deparar em alguma eventualidade. Confiamos no trabalho de cada um de vocês! Parabéns!”,