• 20ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Mesmo com 4 óbitos e 253 casos positivos para Covid-19, Barbacena entra na Onda Branca a partir de segunda-feira

    O Governo de Minas vem buscando formas de desconfinamento em todo o estado. Foi criado o programa Minas Consciente e a retomada do comércio foi dividida em quatro ondas, verde, branca, amarela e vermelha, onde gradualmente os pontos de comércio estão sendo liberados seguindo parâmetros de essencialidade quanto ao consumidor e as necessidades da população.

    Barbacena está aderindo à onda Branca a partir desta segunda-feira (25). Com isso, os comércios de produtos agrícolas, floriculturas, artigos esportivos, jogos eletrônicos, móveis, tecidos, iluminação e autoescolas voltam a funcionar. Ainda na lista da Onda Branca estão os serviços de advocacia, contabilidade, consultoria empresarial e imobiliárias, que também retomam suas atividades.

    Com o aumento expressivo de casos nos últimos dias, Barbacena pode rever a situação e regredir na aplicação do programa Minas Consciente. No boletim deste sábado (23), a cidade apresentou 253 casos confirmados, com quatro óbitos, além de outros dois óbitos aguardando resultados de exames. Novas reuniões acontecem no decorrer da semana para definir a situação de Barbacena.

    Na última quarta-feira (20), numa entrevista coletiva, o Prefeito Luís Alvaro indicou que a cidade estava aderindo ao programa do governo Estadual. Na sexta-feira (22), foi publicado um decreto simples, apenas indicando a adesão. Porém, o número de casos cresceu numa proporção acima do esperado após a adesão ao Minas Consciente.

    A Onda Verde já havia liberado o funcionamento dos serviços essenciais nos setores de agropecuária, alimento, bancos, construção civil, fábrica e siderurgia, saúde, telecomunicação, transporte e tratamento de água, além da cadeia produtiva. Assim, farmácias, padarias, supermercados já estavam funcionando, ainda que seguindo algumas limitações. Restaurantes e lanchonetes também já estavam funcionando, porém, apenas no sistema delivery ou seguindo várias orientações para evitar aglomerações, como manter distância de dois metros entre os clientes.