• 11ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • MEC divulga lista com as notas por escola do ENEM 2019. Confira os destaques de Barbacena

    Na última sexta-feira (26), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a lista de microdados, por escolas, de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019. Para realizar esse levantamento, que foi tabulado pela startup Evolucional, são utilizados apenas os dados de alunos que cursaram o terceiro ano do Ensino Médio em 2019 e que não tiveram nota zero em nenhuma das provas.

    De acordo com o ranking geral, incluindo a nota da redação, o estado de Minas Gerais apareceu 5 vezes entre as 10 melhores notas do país, sendo 4 colégios da rede privada e 1 federal.

    Em Barbacena, na média geral, entre as escolas públicas, ficou em primeiro lugar no ranking, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), com 685.01. Já entre as escolas da rede privada, ficou em primeiro lugar o Centro de Educação Angher (com 667.78), seguido pelo CAT Oscar Magalhaes Ferreira – SESI (com 665.45), o Desafio Vestibulares e Cursos (com 620.73) e Colégio Imaculada Conceição (com 619.52).

    Na rede pública, além da EPCAR, destacam-se o IF Sudeste – Campus Barbacena (com 619.28), o Colégio Tiradentes – PMMG (com 601,62) e a Escola Estadual Amilcar Savassi (com 535.08).

    A EPCAR ficou em primeiro lugar em quatro dos cinco segmentos avaliados no Enem, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática. Na área de redação, a EPCAR ocupou a terceira posição levando em consideração os números das escolas de Barbacena. Destaque para o Centro de Educação Angher, com a nota 827.06, o segundo lugar para o CAT Oscar Magalhaes Ferreira – SESI, com 801.38, e o terceiro para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, com 790.65 pontos. Vale ressaltar que a Redação é utilizada como critério de desempate nos programas de acesso ao ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e de Financiamento Estudantil (Fies).

    Veja no quadro a seguir o ranking geral do município de Barbacena, considerando as redes públicas e privadas: