Take a fresh look at your lifestyle.

Mãe: exemplo de virtudes

0 176

Por Francisco de Santana

 

Covid-19, estou indignado com você. O ano tem 365 dias, e agora vem você destilando seu veneno mortal sobre a Terra tirando vidas indiscriminadamente. Estão morrendo mães e filhos. Quanta atrocidade! E além do mais, a sua ira tem o seu pico de mortalidade exatamente no mês de maio no qual comemoramos o Dia das Mães. Que mistério envolve você que a ciência não consegue uma medicação para exterminar a sua maldade? Você é um estraga prazeres, um filho sem Mãe, sem amor, insensível e impiedoso.

Você sabe o que é Mãe? Pois saiba que Mãe não se define, se ama, sente no pulsar desacelerado do coração, na respiração ofegante dos pulmões, sente no sorriso, no diálogo com o olhar e se exalta com seus exemplos. Mãe é um sentimento de vital importância. É aquela mulher que teve a felicidade e o sofrimento alegre de gerar uma nova vida. Foi envolvente ter apreciado nossa mãe ou a mãe de nossos filhos quando da sua gravidez. Foram meses de tensão, a constância de doces palavras, gestos meigos e sorrisos tenros. Nós, filhos, não temos a capacidade de retribuí-la com um mínimo de carinho, devoção, amor e outros sentimentos que elas são merecedoras.

Mãe é o terreno fértil onde uma semente foi depositada e que com o tempo brotou, germinou e cresceu dando árvores de saborosos frutos. Se eles nascerem com alguma anomalia, para ela pouco importa, ela jamais os tratará com indiferenças, pois ela tem a certeza de sua reabilitação. O seu perdão é constante, pois age com fé e paciência. O nascimento de um filho é o início de um ciclo eterno. Sua aceitação é fruto de coração e alma, pois o amor de mãe é infinito.

Comparo o filho a uma pedra bruta onde a mãe pacientemente lapida seus passos até que se torne adulto. A reciprocidade desse amor é incondicional. Materialmente ela o alimenta, agasalha, leva para escola, o ensina a ler, a escrever para que ele possa tomar suas decisões com sabedoria e o ensina a rezar. Há também a preocupação com o seu lado espiritual mostrando-lhe o quão é importante o seu crescimento interior. Ela vislumbra vê-lo um cidadão honrado e para isso o nutre com o valor da responsabilidade, dos compromissos assumidos de amar o próximo como a si mesmo, o ensina a respeitar os Mandamentos da Lei de Deus e dá o exemplo porque sabe que a obra vale mais que palavras.

Mesmo com tantos percalços, elas serão homenageadas no próximo domingo, 10.05 – dia dedicado a elas com respeito e merecimento. Infelizmente, muitas ausências serão sentidas e os abraços serão dados virtualmente, telefone ou por lives.

Mãe, você é um exemplo de virtudes onde se destacam dedicação, humildade, paciência, racionalidade, pureza, obediência, doçura, fé, caridade, sabedoria, inteligência, sensibilidade, dignidade, espiritualidade, perseverança e AMOR. Aproveite esse dia que é todo seu por merecimento. Sou grato a Deus por ser a semente que brotou no terreno fértil de Maria José da Silva Santana (em memória) minha mãe, que me ensinou tudo o que sei e principalmente a ser um continuador de sua obra.

Meus sinceros parabéns a todas as mães!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.