Macrorregião mantém comércio fechado. Reunião de gestores municipais define nova meta de leitos

Durante reunião com representantes da macrorregião centro Sul, Ministério Público e Superintendência Regional de Saúde ficou decidido que as cidades manterão as medidas de fechamento dos comércios considerados não essenciais. Na reunião anterior ficou preconizado que as microrregiões, São João del-Rei, Conselheiro Lafaiete, Barbacena e Congonhas, deveriam ter pelo menos 70% de leitos de UTI disponíveis para tratamento da Covid-19. Essa era a condição para a região adotar as medidas do Minas Consciente, programa do Governo de Minas.

Somente Barbacena conseguiu cumprir a meta estabelecida. Na cidade foram criados 31 leitos de UTI para tratamento exclusivo e pacientes com Covid. Durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (11), o município informou que a Unimed Barbacena disponibilizou 5 leitos para tratamento de pacientes conveniados. Assim, a cidade teria 36 leitos disponíveis. Já os leitos clínicos a cidade atingiu 96%, ou seja, conseguiu 87 dos 89 que seriam necessários. A secretária de Saúde disse que o Hospital Imaip será “esvaziado” e destinado para tratamento de pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19.

Questionados pelo Barbacena Online e Rádio Sucesso, sobre a utilização das estruturas do antigo Hospital Santa Izabel e da Clínica Xavier, a secretária ressaltou que os hospitais não tem toda estrutura necessária para suporte médico dos pacientes.

TESTES RÁPIDOS – Também respondendo ao Barbacena Online e à Rádio Sucesso, o médico infectologista Herbert Fernandes afirmou que a cidade recebeu testes rápidos do Ministério da Saúde. Porém, em razão da alta taxa de falsos positivos, cerca de 80%, estes estão sendo usados com critério após avaliação da Vigilância Epidemiológica.  Com relação ao plantão da Vigilância Epidemiológica, o staff da prefeitura disse que a equipe será reforçada com profissionais de psicologia para dar suporte aos paciente e, principalmente, para quem está na linha de frente de combate ao novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM:

Comércio permanece fechado e uso de máscaras passa a ser obrigatório em Barbacena

Decisão de reabertura do comércio será regional. Estudo aponta déficit em leitos de UTI

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais